segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

BARRAGEM DO RIO JURAMENTO VERTEU COM AS ÚLTIMAS CHUVAS

FOTOS DIVULGAÇÃO
APARECIDA RIBEIRO
REPÓRTER

A barragem do rio Juramento (Sistema Verde Grande), que abastece Montes Claros, chegou a sua capacidade máxima (450 milhões de metros cúbicos) e verteu. A água começou a passar pelo sangradouro da barragem na úl
tima quarta-feira (30 de dezembro). Desta forma, o abastecimento de água em Montes Claros para o ano de 2010 está tranqüilo, informa José Ponciano Neto, supervisor de Meio Ambiente da Copasa e responsável pelo monitoramento do reservatório.
Ponciano explica que a barragem do rio Juramento teve o seu nível bastante elevado pelas chuvas registradas no mês de novembro. As chuvas que caíram no final de dezembro fizeram com que a barragem vertesse.

O técnico da Copasa lembra que o Sistema Verde Grande é o maior sistema de abastecimento do interior de Minas com uma capacidade para a captação de até 1100 litros por segundo. Atualmente, são captados cerca de 700 litros por segundo. O Sistema Verde Grande é responsável por 65% do abastecime
nto de água de Montes Claros (360 mil habitantes). O restante do abastecimento (35%) é completado pelos Sistemas Pai João/Porcos – Eta Morrinhos -.

A área de preservação do entorno da barragem é de 3100 hectares. Trata-se de uma áreas mais importantes do Norte de Minas, principalmente, devido à sua biodiversidade,que chama atenção de pesquisadores de diversas universidades.
Universidades.

A Copasa implantou um programa de preservação ambiental junto aos pequenos proprietários rurais das proximidades da barragem, contemplando uma área de 326 km2 da bacia do Rio Juramento. É feito um trabalho de conscientização dos pequenos produtores, com a distribuição de mudas de espécies nativas da região. Com o programa, é garantida a recuperação e a manutenção das nascentes, sendo assegurada a preservação dos rios Juramento e Verde Grande e dos seus afluentes.

Nenhum comentário: