quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PREFEITO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM MOC

FOTOS XU MEDEIROS/LUIS ALBERTO CALDEIRA
Decretada situação de emergência em Montes Claros. O
decreto, número 2.655, desta terça-feira, 03 de novembro, foi assinado pelo prefeito Luiz Tadeu Leite, durante entrevista coletiva à Imprensa, na sala de reuniões do ga
binete. Comunicado oficial será feito aos governos estadual e federal, visando conseguir ajuda para amenizar a situação de dificuldades enfrentada por grande número de famílias e, ainda, para a realização de obras emernegiciais e estruturais, no município.

Durante a assinatura do decreto, foi destacada a preocupante situação registrada na cidade, nos últimos dias, devido a precipitações pluviométriocas acima da média mensal, deixando 30 pessoas desalojadas e outras 1.600 diretamente afetadas pelos resultados das chuvas. Bairros populosos foram atingidos, onde casas, igrejas e estabelecimentos comerciais ficaram alagados, com registros de rompimentos de massas asfálticas, gerando, inclusive, prejuízos materiais.

Levantamento feito pela Prefeitura aponta que 150 casas foram atingidas e danificadas pelos efeitos das fortes chuvas. Houve comprometimento de estruturas como telhados e infiltrações que as tornam impróprias como moradias, uma vez que trazem riscos às famílias.

Diante dos fatos, ficou caracterizada a situação de emergência, conforme, ainda, notificação preliminar de desastre (Nopred). A Prefeitura confirmou a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do município de Montes Claros, sob a orientação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e autorizou o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres. O decreto irá vigorar por um prazo de 90 dias.

Na coletiva, o prefeito mostrou expectativa quanto à ajuda dos governos. No âmbito estadual, espera-se recursos para operação tapa-buracos e recapeamento de ruas e avenidas. Na esfera federal, o município pretende sensibilizar os representantes da União para que sejam liberados totalmente ou parte dos R$ 88 milhões de recursos previstos em projetos entregues recentemente ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Pirapora.DA SECOM

Nenhum comentário: