terça-feira, 10 de novembro de 2009

ESTUDANTE DE 10 ANOS LÊ 270 LIVROS EM MENOS DE UM ANO E VENCE CAMPEONATO DE LEITURA

LUÍS ALBERTO CALDEIRA
LUÍS ALBERTO CALDEIRA
REPÓRTER
Glu! Glu! Glu! As torneiras despejam uma tempestade de água na banheira. Será que o capitão Guga, manobrando seu navio, escapará da tromba d’água?

Quem embarcou nesta história e sabe muito bem o seu final é o estudante Naysson Thiérry Fernandes Reis, de 10 anos. O bravo capitão Guga foi o que ele mais gostou entre os 270 livros que leu, de fevereiro a novembro deste ano, para vencer um campeonato de leitura promovido pelo colégio Sólido Kids, de Montes Claros.

- Cheguei a sonhar com o livro – conta o aluno da 4ª séri
e, após a dedicação que faz inveja a qualquer adulto.

Ele diz que, há um ano, não gostava de ler. Estimulado pelo concurso na escola, resolveu participar e, o que parecia esforço para ele, virou diversão.

- Tem que ler com atenção para não achar o livro chato. Quando se lê um pouco todo dia, você se aventura – ensina.
Hoje, Naysson colhe os frutos do hábito da leitura. Não só uma bicicleta nova que ganhou como prêmio, mas o conhecimento que adquiriu e que lhe ajuda nas aulas de português e redação, quando o assunto é a interpretação de textos. Mas apesar do número de livros lidos que impressiona, Naysson desafia a si próprio:

- Quero quebrar esse recorde ainda – promete.

Também aluna da 4ª série do Sólido Kids, Beatriz Rodrigues Nunes se destacou com a marca de 262 livros lidos no mesmo período.

- Eu lia de manhã, na hora do recreio e à tarde em c asa. Cheguei a ler 22 livros num único dia – conta.

- Ao se envolver com a história, você passa a gostar e quer ler sempre mais – define Beatriz.

- Os professores os incentivavam e todos os alunos estav
amenvolvidos. No decorrer de cada processo, fazíamos avaliações e íamos percebendo o interesse deles em participar – lembra Gilmara Werneck, supervisora pedagógica do Sólido Kids.

Ela explica que era dado um prazo de três dias para que o estudante realizasse a leitura de cada livro e elaborasse um resumo a partir de um parágrafo-texto contendo a ideia central da história, que, em seguida, era corrigido pelo professor e contabilizado.
- Os livros do campeonato foram selecionados por série, pois há particularidades que devem estar de acordo com cada uma delas, como a linguagem, a quantidade de páginas e o conteúdo. A bibliotecária teve esse trabalho de estar lendo, junto com os professores, para haver esta organização – ressalta.

E o resultado de tudo isso foi positivo.

- Registramos uma média de 56 livros lidos no ano. É gratificante o esforço, o interesse do aluno e o espírito competitivo que se cria. Porém, uma competição sadia. Cada turma teve seu campeão, que recebeu medalha. Mas o maior prêmio foi oportunizar ao estudante o interesse pela leitura – comemora.

De acordo com a pesquisa Retratos da leitura no Brasil encomendada em 2007 pelo Instituto Pró-livro ao Ibope Inteligência, a média nacional é 4,7 livros por ano. Entre crianças e adolescentes, o volume entre os leitores de 5 a 10 anos é de 6,9 e, entre 11 e 13 anos, 8,6 livros por ano.

A supervisora pedagógica do Sólido Kids, Gilmara Werneck, diz que, a cada seis meses, são adquiridos novos exemplares para atender a demanda do colégio.

- Esse processo é iniciado desde o maternal, com a realização de leituras tanto na escola quanto em casa pelos pais, para que as crianças comecem a tomar gosto pelas narrativas literárias. Trabalhamos com valores e a formação global dos alunos. Nós plantamos uma semente e regamos para formar leitores críticos e conscientes – salienta.

Nenhum comentário: