segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CONSELHO SE REUNE PARA DEFINIR MEDALHAS DO MOVIMENTO CATRUMANO

FOTOS DIVULGAÇÃO
ARTUR JÚNIOR
REPÓRTER
Mais 200 personalidades do cenário cultural, político e empresarial que contribuem para o desenvolvimento regional, serão homenageadas no próximo dia 8 de dezembro, na cidade de Mathias Cardoso, por ocasião do “Dia dos Geraes”. Na manhã dessa sexta-feira 20, na sala da presidência da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) , membros do Conselho da Medalha do “Dia dos Geraes” se reuniram para anunciar as 200 pessoas que serão homenageadas, sendo 150 homens e 50 mulheres.
Nesta segunda edição do Dia dos Geraes, o Conselho instituiu a Medalha de Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso e Maria Cruz. Os homenageados masculinos receberão a Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso; enquanto as homenageadas femininas serão agraciadas com a Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Maria da Cruz.
Sobre o Dia dos Geraes, o presidente da AMAMS e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, disse que a cada edição o evento vem se firmando e recebendo o reconhecimento de todas as esferas da sociedade mineira. Esta comenda vai provocar em cada homenageado um o sentimento de que Minas Gerais começou pelo Norte do Estado e deu uma importante contribuição para o seu desenvolvimento agrícola.
O presidente do Conselho da Medalha de Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso e Maria Cruz, João Cordoval de Barros, prefeito de Mathias Cardoso, disse que o Dia dos Geraes é um marco histórico para o Norte de Minas. A segunda edição ratifica o sucesso da primeira realizada no ano passado, além de fazer justiça aquelas pessoas que ajudaram a criar Minas Gerais. É um orgulho para Mathias Cardoso receber importantes autoridades do cenário estadual”, assinalou.
Um dos idealizadores do Movimento Catrumano, o antropólogo João Batista de Almeida Costa, o Joba Costa, disse que o Dia dos Geraes e a entrega da Medalha de Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso e Maria Cruz, disse que o evento representa um ato cívico e de afirmação de não ser só do Norte de Minas, mas para que todo Estado saiba que Minas nasceu aqui. É importante destacar que a primeira edição do Dia dos Geraes teve o caráter regional, mas nesta segunda edição o seu foco é totalmente estadual”, destacou.
Entre os homenageados com a Medalha de Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso e Maria Cruz, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o vice-governador Antônio Augusto Anastasia, deputados da bancada do Norte da Assembléia Legislativa e outras autoridades regionais e estaduais. A mobilização de todos os 200 homenageados, para o Dia dos Geraes, no próximo dia 8 de dezembro, ficou por conta da AMAMS, que estará publicando na próxima semana, a lista com todos os homenageados.

Nenhum comentário: