sexta-feira, 13 de novembro de 2009

HISTÓRIA DE MONTES CLAROS PASSA PELO CENTENÁRIO DO DNOCS

FOTO REPRODUÇÃO
Samuel Nunes
Repórter
Nesta sexta-feira, 13, o Dnocs - Depar
tamento nacional de obras contra as secas completa 100 anos de existência no Brasil e 61 anos em Montes Claros. De acordo com Marco Antônio Graça Câmara, coordenador estadual, a história de Moc passa pela existência do órgão.
- O Dnocs tem desbravado a região, sendo o pioneiro na construção de estradas, barragens e pontes – lembra.
Marco Antônio Graça Câmara frisa que o Dnocsestá presente em dez estados da federação: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
Destaca ainda obras realizadas em Moc, que são consideradas importantes para o progresso e desenvolvimento do município, como a construção das avenidas Mestra Fininha e Osmane Barbosa, a construção da estrada que liga Montes Claros a Janaúba, barragens do Bico da Pedra, e mais recentemente ações na barragem de Congonhas, entre Grão Mogol e Itacarambi.
Marco Antônio Graça Câmara revela que, no caso específico da barragem de Congonhas, esta é fundamental no que tange a distribuição de água para Montes Claros e o Norte de Minas.
- Como coordenador estadual do Dnocs, entendo que esse órgão foi extremamente importante para a região. Sendo assim, pergunto, por que ele está esquecido? Trata-se de uma instituição centenária e a culpa desse esquecimento é dos governantes que se esqueceram do Dnocs – diz.
Critica ainda o fato de o Dnocs ser o único órgão do governo federal onde toda a sua diretoria geral está localizada em Fortaleza, a 2.700 km de distância. Afirma que o Dnocs nunca teve um diretor geral mineiro, algo que, de acordo com ele, será difícil de acontecer, diante da união da bancada de deputados federais do nordeste do país.
Renato Rabelo de Freitas, coordenador técnico, reitera a relevância do Dnocs ao acrescentar que este foi o responsável pela construção da primeira rede de adução e distribuição de água na Rua Lafetá e também a construção da rede de captação de água no alto dos Morrinhos, em convênio com a extinta Caemc – Companhia de água e esgoto de Montes Claros.
No próximo dia 19 acontece sessão solene na assembleia legislativa de Minas Gerais, em homenagem ao Dnocs. Está marcada para acontecer ainda a reinauguração do prédio do órgão localizado à Avenida Presidente Kennedy, Bairro Edgar Pereira.

Nenhum comentário: