quarta-feira, 20 de maio de 2009

Presidente da MCTrans anuncia mudança no transporte coletivo

FOTOS DO XU MEDEIROS

Mudanças no transporte coletivo urbano de Montes Claros. O coronel Orlando, presidente da Mctrans, explica como se dará a referida mudança.
Entrevista concedida ao jornalista Samuel Nunes.


Coronel, como se dará esta mudança?
Estaremos implantando dentro de no máximo 90 dias um novo sistema de transporte coletivo, onde as pessoas poderão tomar dois ônibus pagando apenas uma passagem.
Hoje em Montes Claros temos 46 seis linhas de ônibus no sistema diametral, que é de bairro a bairro. No novo sistema vamos implantar 39 linhas de itinerários radiais que, será de bairro a centro e volta para o bairro. E outras 11 linhas diametrais de bairro a bairro. A pessoa descerá no centro e terá um tempo para com o mesmo cartão pegar um certo ônibus para o bairro que é o seu desejo ir.
Vamos então dá mais oportunidade para a população ir a outros locais que hoje o sistema não contempla.
Quanto ao tempo. Pessoas têm ligado para a redação de O NORTE preocupadas quanto ao tempo de espera para se pegar outro ônibus no centro da cidade. Qual será o critério utilizado para tal procedimento?
Nós temos que implantar na cidade o que chamamos de matriz de integração, Montes Claros não tem uma empresa com empresa nesta área, portanto, estamos licitando uma empresa, provavelmente de Belo Horizonte ou São Paulo. Com os dados que nós já temos, bilhetagem eletrônica, os itinerários que vamos fornecer, a empresa realizará um estudo e vai calcular o tempo que a pessoa vai descer do ônibus.
Vamos montar um esquema informatizado para isso o que redundará em um grande ganho para a população. Mas, vai demorar certo tempo, pois, quando estivermos com todos estes estudos prontos vamos implantar o sistema paulatinamente ou tudo de uma só vez, vai depender das condições que tivermos no momento.
De início então o que a vai acontecer?
Vamos continuar com o mesmo sistema. Mas, estamos prevendo que dentro de 90 dias vamos implantá-los. Dependendo dos estudos por parte da empresa, vamos implantar de uma só vez ou em duas ou três etapas.
Montes Claros está preparada para esta mudança no transporte coletivo urbano?
Esta mudança foi implantada em outros municípios, como Juiz de Fora e Uberlândia. Temos que implantar este mesmo sistema aqui, vai ser importante, por exemplo, para desafogar o trânsito no centro da cidade.
Temos hoje 104 ônibus que praticamente passam pelo centro. Com o novo sistema os ônibus não vão cruzar o centro da cidade, eles irão a um determinado ponto e voltam, vão ter, portanto, um itinerário de retorno.
Permita-me expor uma situação. Uma pessoa mora no Bairro Major Prates e tem que visitar parentes no bairro Santos Reis. Obviamente que com este novo modelo ele terá que descer no centro da cidade para pegar outro ônibus. Suponhamos que ele antes de pegar um outro ônibus tenha que resolver um problema, por exemplo, em alguma agência bancária. Volto uma vez mais a questão do tempo. O que fazer para não pagar mais uma passagem?
O tempo é fundamental e o usuário terá que cumprir um tempo. Se ele vai para um determinado destino ele tem que cumprir o tempo, porque o ônibus que ele irá pegar vai passar em um tempo previsto, não sei se em 5, 10 ou 15 minutos. Nós ainda não sabemos qual será o tempo, será calculado, se ele não pegar o ônibus no tempo, o cartão não terá validade.
Ele terá que pagar uma outra passagem. Vamos fazer de certa forma que o usuário vai esperar pouco tempo, dentro da possibilidade do estudo técnico que será feito.





4 comentários:

Nalva Martins disse...

Sugestão pra o Coronel Orlando da MCTRANS, sobre o tempo estimado de 5 a 15 minutos, para que o usuário consiga trocar de ônibus sem pagar uma segunda passagem.
Sugiro que sejam contratados um vidente e um santo pra garantirem esse direito ao usuário, tendo em vista que os coletivos sempre atrasam e os horários nunca batem um com o outro, e também não temos o poder de adivinhar e fazer milagres ,nem tão pouco contamos com a boa vontade e inteligências das pessoas que elegemos pra nos servir, ficamos a mercê das empresas de coletivos e dos responsáveis por elas na prefeitura.
Vejo extrema necessidade em abrir urgente uma licitação ou concurso público para escolha destes dois novos funcionários “(O Santo e O Vidente)”, o que não seria muito difícil, já que o prefeito tornou –se especialista em contratações assim meio que fantasiosas somente pra agradar a poucos, não pensando no bem estar e no desenvolvimento da cidade.
Esquecendo que estes contratados são os primeiros a trocar de barco quando este ameaça afundar. Lembrando também que o povo tem usado com muita freqüência a memória estendida, não esquecendo tão fácil deslize e irresponsabilidades públicas.

Anônimo disse...

Esse novo esquema será mto bom...em São Paulo você pode pegar varios ônibus no intervalo de 1hora pagndo 1só tarifa. Dessa forma, aqui vai dá pra ir ao centro e voltar pagando só 1,90 por exemplo.

Anônimo disse...

Concordo com o comentario da Nalva Martins,os onibus coletivo não tem compromisso com horarios eu utilizo 8 onibus coletivo por dia e tenho sofrido longas esperas em ponto de onibus principalmente a linha 41 que além da demora quando passa (lotados) vem 2 onibus um atras do outro o que não resolve ja que precisamos e que eles passem nos horarios previstos.

Anônimo disse...

Pelo que explicou o coronel me parece que o sistema foi implantado de trás para frente. Não deveria ter feito primeiro o terminal de integração para depois implantar o sistema radial?
Esse sistema tem beneficiado os mototaxistas, que têm sido a salvação de quem tem horário a cumprir e infelizmente não está podendo contar com o sistema de coletivos que não têm mais horário para passar.Ah! e o dignissimo prefeito que agora também é dono da Alprino e tem uma visão empresarial de águia. Com certeza já viu como engordar o porquinho.
Me respondam uma coisa: o sistema antigo não estava funcionando? Quem disse?