segunda-feira, 11 de maio de 2009

Projeto da Unimontes já atende 350 alunos do ensíno médio e chega a São Francisco

FOTOS DIVULGAÇÃO

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está desenvolvendo projeto que auxilia estudantes do ensino médio na melhoria do desempenho escolar e, ao mesmo tempo, envolve os acadêmicos dos diversos cursos de graduação nas ações relacionadas ao estágio curricular. As ações acontecem através do Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania (NAP), pelo qual alunos de escolas públicas recebem aulas de reforço ministradas pelos acadêmicos de diversas áreas - supervisionados por professores da Universidade.

Atualmente, o projeto conta com a participação de 115 universitários, que atendem 350 alunos de 35 escolas públicas de ensino médio, todas sediadas em Montes Claros. Os acadêmicos são supervisionados por 10 professores/orientadores, oferecendo o reforço escolar em várias disciplinas. As aulas acontecem no prédio 3 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, de segunda à sexta-feira, das 14 horas às 17h30; e aos sábados (das 7h30 às 12 horas).

As atividades do Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania (NAP) estão sendo ampliadas, com a sua implantação no Campus da Unimontes em São Francisco, no Norte de Minas. Serão atendidos alunos de ensino médio de seis escolas públicas do município. As aulas em São Francisco serão iniciadas em maio, devendo acontecer de segunda a sexta-feira, no período da tarde.

Na avaliação do professor João Barbosa de Souza, coordenador do NAP, a iniciativa, além de representar um importante benefício para os estudantes do ensino médio, contempla os alunos da graduação na Unimontes. “Os acadêmicos têm a oportunidade do contato com o mercado de trabalho, se preparando para o exercício da docência”, afirma o coordenador. Ele destaca, também, o envolvimento dos professores e a participação dos departamentos da universidade.

Além das aulas de reforço, os alunos do ensino médio participam de diversos cursos, também ministrados pelos acadêmicos e supervisionados por professores da Unimontes. Entre os quais estão: português instrumental, matemática básica, redação, informática e artes visuais. Os matriculados no projeto participam de atividades de recreação e lazer.

Ainda de acordo com o professor João Barbosa de Souza, desde que foi iniciado, em 2006, o Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania vem incrementando suas ações. “Quando o começamos o projeto, contávamos com apenas 20 acadêmicos e 60 alunos atendidos. Hoje, contamos com 115 acadêmicos e 350 alunos beneficiados e a tendência é o projeto venha ser ampliado, atendendo outros campi da Unimontes”, assegura o coordenador do NAP.Ascom Unimontes

Nenhum comentário: