quinta-feira, 7 de maio de 2009

GRUPO FITAS PREPARA-SE PARA O EXTERIOR

FOTOS XU MEDEIROS
Samuel Nunes
Repórter
Um grupo de amigos motivados pelo amor à cultura brasileira, em especial à cultura mineira, e sentindo a necessidade de divulgar cada vez mais sua tradição fundaram o grupo Fitas de tradiçoes folclóricas, em 2005. O grupo é filiado à Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez - FCMLF.
De acordo com Marco Aurélio Dumont diretor do grupo e que atua também na coordenação administrativa junto com a Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez, a qual o grupo é filiado, pessoas ligadas à cultura local é quem deram início ao trabalho.
Segundo ele, o Fitas tem por objetivo cultivar e representar o que foi legado pelos seus antepassados, proporcionando informação cultural através da alegria e descontração das danças brasileiras.
- Este grupo foi idealizado por Enio Thalles Batista de Faria, e se propõe a manter, incentivar, divulgar e apoiar o culto folclórico de todas as etnias, exaltando o conteúdo cultural, com ênfase no folclore mineiro - diz.

GERAÇÕES
Marco Aurélio Dumont frisa que o grupo Fitas realiza seus eventos com liberdade respaldado por pesquisas de projeção folclórica. Explica que o balanço das saias, os fortes sons dos tambores, as fitas coloridas, o espaço, o canto, a poesia, tudo aproximar o presente do passado e difundir desta forma a cultura que encanta e ensina gerações.
- Atualmente estamos trabalhando em pesquisas para montagem de novas danças especificamente do folclore norte mineiro. Contamos, para isso, com o apoio de Tico Lopes, artista montes-clarense - explica.
Marco Aurélio Dumont diretor do grupo revela que atua também na coordenação administrativa junto com a Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez, a qual o grupo é filiado.

ENTUSIASMO
Marco Aurélio Dumont com entusiasmo afirma que o próximo desafio do grupo Fitas é se apresentar no Peru, para isso conta com o apoio da sociedade local para que os 30 componentes possam ter condições de viajar.
Lembra que este é o único grupo do país que estará se apresentando no Peru, de 26 a 31 de agosto.
- O evento que acontece neste país, é o XV festival internacional de danças folclóricas de grupos universitários. É relevante ressaltar que também chegamos a apresentar nosso repertorio com danças e músicas folclóricas nos estados do Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais - conclui Marco Aurélio Dumont.

Nenhum comentário: