quinta-feira, 7 de maio de 2009

A campanha termina nesta sexta-feira, dia 8 de maio.

FOTOS MARCELA SIMPLICIO
Jerusia Arruda
Repórter
- - A meta proposta pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% da população na faixa etária acima de 60 anos. Na jurisdição da GRS/MOC, até a tarde desta quarta-feira, 06/05, os municípios de Bocaiuva, Francisco Dumont, Grão Mogol e Vargem Grande do Rio Pardo ultrapassaram a meta mínima de 80%; 08 municípios estão acima de 70%; 28 estão entre 50% e 70%; 08 municípios entre 40% e 50% e 05 estão abaixo de 40% de cobertura.

- A dose da vacina está disponível para pessoas de 60 anos de idade ou mais em todas as Unidades Básicas de Saúde e PSF’s.

- Além da imunização contra a gripe, é ofertada a vacina que protege contra a difteria e tétano, contra febre amarela, e a que evita a pneumonia para os idosos recolhidos a instituições e acamados crônicos, principalmente portadores de cardiopatias, pneumopatias e insuficiência renal.

- A vacinação é realmente eficaz. Desde que começou a ser feita, em 1999, provocou uma diminuição de 30% das internações de idosos por pneumonia e por doenças pulmonares obstrutivas crônicas no Estado.

- A imunização, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não causa gripe, pois tem em sua composição vírus mortos. Os efeitos mais comuns são dores no local de aplicação, vermelhidão e febre, que se manifestam em apenas 1% dos imunizados. A vacina demora duas semanas para assegurar uma proteção contra a doença e seis semanas para uma proteção máxima, o que coincide com o inverno.

Na oportunidade, agradecemos o apoio da imprensa na divulgação e sensibilização da população quanto à importância da vacinação.

Nenhum comentário: