terça-feira, 18 de novembro de 2008

VICE –PRESIDENTE DO BANCO MUNDIAL VISITA NORTE DE MINAS

FOTOS XU MEDEIROS

Samuel Nunes
Repórter

O vice- presidente e economista chefe do Banco Mundial (Bird), o chinês, Justin Yifu Lin, conheceu ontem, 18, dois subprojetos do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG) na zona rural de Claros dos Poções. Neste município ele conheceu um subprojeto de sistema de abastecimento de água, na comunidade do Atoleiro Grande, que beneficia 22 famílias.
Na comunidade de Brejão, o vice- presidente do Banco Mundial visitou uma fabriqueta de farinha que beneficia atualmente 50 famílias. Os investimentos para os dois projetos foram de R$ 28 mil. Justin Yifu Lin, acompanhou ainda o desempenho do projeto de combate à pobreza e a forma de implantação dos subprojetos.

INVESTIMENTOS

Desde que este projeto foi implementado, em 2006, já foram assinados 1.283 convênios que beneficiaram 74.678 famílias, em 188 municípios, das regiões norte, central, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e norte de minas. Com este volume, o Projeto de Combate à Pobreza Rural investiu US$ 35 milhões, previstos para a primeira etapa do acordo de empréstimo, firmado com o Banco Mundial, e que atinge a marca de 75% dos projetos executados.
O projeto é uma ação do governo de Minas Gerais, executado pelo Instituto de Desenvolvimento do norte e nordeste de Minas Gerais, órgão vinculado à secretaria de estado extraordinário para o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de minas, com recursos do Banco Mundial e contrapartida do tesouro estadual, que beneficia regiões mineiras com baixo índice de desenvolvimento humano e municípios predominantemente rural.

CRISE

No aeroporto de Montes Claros, onde concedeu entrevista coletiva à imprensa, Justin Yifu Lin, indagado quanto à crise mundial, se esta pode afetar o país e financiamentos para o estado de Minas Gerais, por parte do banco mundial, revelou que a economia do Brasil cresceu de forma rápida nos últimos anos, sendo que há muitas razões para isto. O vice- presidente do Banco Mundial, afirmou que uma das razões, são, os preços das commodities, o preços dos minerais que aumentou muitos nos últimos anos, e ainda excelentes investimentos que foram feitos.
- Acredito que estes dois fatores juntos, são responsáveis pelo grande crescimento econômico vivenciado pelo Brasil recentemente, além, da gestão macroeconômica do país.

EXTERNOS

O vice- presidente e economista chefe do Banco Mundial (Bird), Justin Yifu Lin, enfatizou ainda, que, os fatores externos relacionados à crise vão se agravar e certamente irão afetar as perspectivas de crescimento do país para os próximos anos.
- A gestão macroeconômica do Brasil tem sido boa, por isso, mesmo que o ambiente externo não seja bom, espero que o governo brasileiro seja capaz de estimular a economia doméstica para continuar em termos razoáveis, seu crescimento econômico.

FINANCIMENTO

Sobre financiamentos do Banco Mundial para o norte de Minas, Justin Yifu Lin, frisou que do ponto de vista desta instituição financeira e da economia do país, haverá sim apoio para o projeto.
- Mencionei que a economia externa está se agravando, sendo importante neste momento, estimular a economia doméstica. Estes projetos de desenvolvimento social, como educação, infra-estrutura e desenvolvimento da agricultura, a melhor maneira é estimular a economia doméstica, reitera.
Afirma ainda que o programa de governo de estado, para resultados é inovador, e que pretende conhecer um pouco mais do mesmo, como por exemplo, como este é implementado e como as pessoas estão se beneficiando concretamente deste projeto.

Nenhum comentário: