terça-feira, 25 de novembro de 2008

Novo trabalho de Conceição Melo Vá em Frente

FOTOS XU MEDEIROS

Samuel Fagundes


Repórter


A artista plástica Conceição Melo lança nesta terça-feira, no bar Favorito seu novo trabalho, o livro-cartão em frente que traz ilustrações e mensagens otimistas. Conceição também está relançando seu primeiro livro-cartão, intitulado Pare.


De acordo com a artista plástica, seu primeiro livro-cartão, Pare foi lançado em 2001. A inspiração para o nome veio de uma placa de trânsito que fica na porta da sua casa, que tem escrito Pare. Ela explica que como o livro mostra pequenas reflexões, achou que esse era o título ideal, pois no dia-a-dia todos estão sempre correndo muito, nunca tendo tempo de parar. O segundo livro-cartão em frente, e segundo Conceição, após parar e refletir é necessário que a pessoa siga em frente, que para ela é como se estivesse dando uma força, um pequeno empurrão para a pessoa prosseguir sua vida, seguindo seu caminho, não deixando que nada tire a sua alegria de viver.





- No meu ateliê, eu dou aulas para 20 a 25 pessoas, e acaba que com essa convivência a gente passa a conhecer melhor o ser humano e o universo feminino. Na realidade as frases do livro Vá em frente não tem nada de novo, não são frases minhas, são frases do cotidiano que eu simplesmente dei uma elaborada e coloquei de uma forma mais romântica e com desenho lúdico. Todos gostaram do primeiro livro, que mesmo tendo sido lançado em 2001 até hoje as pessoas me ligam o procurando, e foi atendendo a vários pedidos que eu resolvi relançar o Pare junto com esse novo trabalho – explica Conceição.




MENSAGENS



Conceição conta que apesar de não ser um livro de auto-ajuda, as mensagens passadas são sempre otimistas, e têm a intenção de servir como um pequeno empurrão para que a pessoa sempre siga em frente, independentemente dos obstáculos colocados pela vida. Para ela, cada pessoa tem uma dor diferente, mas não pode deixar de ser feliz, não pode ser “vítima” da vida, tem que tentar ser feliz apesar de qualquer dificuldade.


- A mensagem é muita rápida e objetiva, e atinge com muita rapidez, até por ser direta, por exemplo, quando alguém fala “eu quero fazer uma viagem, mas eu não quero levar meus filhos, será que estou sendo egoísta?”, a mensagens que eu passo no livro Siga em frente dizem para a pessoa ir sem ter medo de ser egoísta. Não que eu tenha a fórmula para isso, mas são frases do cotidiano que eu estou sempre ouvindo, e que elaborei de uma forma mais doce, e que acredito serão como uma espécie de incentivo para as pessoas – acrescenta.




DOM QUE COMEÇOU NA INFÂNCIA



Conceição Melo nasceu em São Francisco, já morou em varias cidades mineiras, e há 15 anos mora em Montes Claros. Pinta desde criança, mas há 25 anos que fez da arte sua profissão, e ao longo desse tempo foram várias exposições. Fez oficinas no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte Vive exclusivamente da arte, dá aula de pintura no seu atelier para crianças e adultos. Segundo ela, uma proposta terapêutica, não é uma escola tradicional de arte, é um espaço onde ela ensina técnicas, para exercitar a criatividade, e aumentar a auto-estima, porque a arte sempre melhora as pessoas, pode não mudar o mundo, mas muda quem convive com ela.



- Nunca consegui fazer outra coisa que não seja pintar, sou formada em Educação Artística pela Unimontes, mas sou autodidata, pintei durante toda minha vida. Desde criança eu ficava olhando os livros de artes, e me imaginando lá dentro, imaginava como o artista tirou aquela visão, aquele quadro. Pintei meu primeiro quadro com 14 anos de idade, ele está em São Francisco e até hoje de vez em quando eu vou lá e o vejo - diz a artista.



Para ela vender os quadros é a parte menos bonita da história, porque o trabalho que é feito com carinho, que muitas vezes tem um destino que a artista não sabe qual é, mas que é necessário por questão de sobrevivência, pos ela vive da sua arte.





INSPIRAÇÃO


Para Conceição, o artista é como uma antena do mundo. A diferença entre uma pessoa que pinta quadros esporadicamente e um artista, é que o artista não consegue ficar com uma idéia “presa” na cabeça, o artista tem que expor essa idéia.


- Eu acredito que o artista é como uma antena do mundo, que capta as informações, que são digeridas de alguma forma e são expressas por meio da arte. É um exercício diário, é necessário estar exercitando sua criatividade, e todo dia estar criando. Por exemplo, eu fiz uma exposição sobre o índio, que na época estava sendo muito falado, estudei e pesquisei a respeito e assim eu entrei no universo indígena, pintei a arte plumária deles, e coloquei isso na tela com um fundo preto, mostrando ao mesmo tempo a agonia no índio lá no Xingu que estava morrendo. Peguei um gancho disso e pintei o Rio São Francisco, fazendo uma espécie de link, porque o rio também estava morrendo e precisando de ajuda como o índio lá no Xingu. A diferença do artista é essa, ele não consegue ficar com a idéia guardada, ele tem que funcionar, e se expor mesmo, se “despir” diante do público, o que não é fácil – revela.



ESPAÇO


Conceição Melo conta que o artista tem que fazer o seu espaço, tem que ir onde está o seu público está. Não se pode ficar esperando apoio ou incentivo, tem que fazer acontecer, e levar o trabalho aonde tiver que levar.



- É necessário fazer acontecer. Tem gente que fala que não consegue fazer uma exposição porque não tem apoio, mas você tem que ir atrás. O barzinho, por exemplo, não é o espaço correto para se expor, mas existem bares que fazem a diferença, que tem um espaço cultural, e que estão prestigiando nosso trabalho e tem um público bacana. Montes Claros tem um público preparado e aberto para esse tipo de trabalho, a aceitação é ótima. Assim como no céu existe espaço para todas as estrelas, existe também uma parede para cada quadro, uma cabeça para cada livro, então da mesma maneira existe espaço para todos – conclui.




SERVIÇO





O lançamento do livro-cartão Siga em frente acontece nesta terça-feira no bar Favorito e vai até domingo a partir das 18h. Quem tiver interesse em aprender técnicas de pintura com a artista pode procurá-la no seu atelier que fica na Rua Geralda Gomes da Silva, nº570, Bairro Jardim São Luiz ou ligar no telefone 32213142.



Nenhum comentário: