sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Prefeitos eleitos discutem políticas de saúde em Montes Claros

FOTOS XU MEDEIROS

Repórter jerusia Arruda
Auditório cheio e muita mobilização marcaram o encontro da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) com os prefeitos eleitos do Norte de Minas, que aconteceu nesta quinta-feira, em Montes Claros.
Durante toda a manhã, prefeitos recém-eleitos e suas equipes assistiram a uma ampla exposição das políticas públicas de saúde do Estado, apresentada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, Odilon Pereira de Andrade Neto, pelo coordenador estadual de Urgência e Emergência, Wélfane Cordeiro e equipe de gestores da Gerência de Saúde de Montes Claros.
Na abertura, o chefe de gabinete, Odilon Pereira de Andrade ressaltou o comprometimento do governador do Estado, Aécio Neves e do secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana em promover políticas que garantam maior qualidade nos serviços de saúde e mais qualidade de vida para a população mineira.
“O Estado vem investindo todo esforço para melhorar os serviços de saúde pública e os resultados alcançados são visíveis. Estamos avançando a passos largos e é importante um envolvimento de todos nesse processo. Que os municípios repassem as informações às GRS, que as GRS encaminhem ao nível central, na Secretaria de Estado, que, por sua vez, repasse ao Ministério da Saúde. Esse fluxo possibilita uma melhor avaliação e intervenção para que essas políticas sejam realmente efetivas”.
A diretora da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira Loiola apresentou aos prefeitos a estrutura da Gerência Regional, falou sobre o perfil do secretário municipal e a estrutura mínima necessária ao funcionamento de uma secretaria municipal de saúde.
Olívia Loiola enfatizou a importância da informação dos gestores públicos sobre as políticas de saúde e da importância de seu papel para o bom funcionamento dessas políticas.
“Estamos vivendo um momento de vitória. Quem vivenciou de perto a situação da saúde pública há vinte anos, sabe da importância do Sistema Único de Saúde, o SUS, e de como este contribuiu para a mudança dessa realidade. Ainda temos muito a avançar, mas as conquistas registradas, dia a dia, são um prova de que estamos no caminho certo”, avaliou.
A diretora da GRS disse, ainda, que esse é um trabalho onde não basta fazer o possível. “É preciso que cada um dê o seu melhor. O Governo de Minas, a Secretaria de Estado e a GRS estão trabalhando dia e noite para que Minas se torne, realmente, o melhor estado para se viver. E cada gestor público que foi escolhido pelo povo para mais um mandato e os que estão chegando devem ter o compromisso de trabalhar com o mesmo empenho para que a saúde pública do Estado continue avançado”.

Trabalho solidário
O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) disse que o Norte de Minas é uma importante referência para a saúde do Estado e do país. “Os municípios norte-mineiros têm se destacado de forma inquestionável, se tornando, inclusive, referência para outros países, ganhando diversos prêmios. Tudo isso fortalece nossa região que, se por um lado tem um histórico de vulnerabilidade social, por outro, tem um povo cuja determinação e vontade de lutar por uma vida melhor tem criado novas possibilidades e comprovado que, com trabalho sério e solidário é possível mudar uma realidade”.
O presidente do Cosems Macro Norte, Gilson Urbano ressaltou a importância da preparação dos secretários municipais para lidar com as políticas públicas de saúde. “O SUS é o melhor plano de saúde do mundo e também o mais rico e complexo. Por isso, precisamos estar afinados com a Secretaria de Estado e com a Gerência Regional para que as políticas de saúde possam se efetivar de forma plena e alcançar a todos. É importante que os prefeitos não prendam seus secretários de saúde no município, mas os deixem livres para participar das reuniões do Colegiado, dos Conselhos Municipais de Saúde, das Cib’s, porque é nesses encontros que acontecem as pactuações e onde podem se informar sobre o andamento dos programas do estado para os municípios”, alertou.
Os programas do Governo do Estado para a saúde foram apresentados pelos gestores da GRS-MOC. Além dos prefeitos eleitos dos municípios da jurisdição da GRS-MOC, também participaram do encontro diversos profissionais da área da saúde e representantes de várias instituições.

Nenhum comentário: