sexta-feira, 14 de novembro de 2008

VICE GOVERNADOR ANÚCIA R$ 100 MILNHÕES PARA REGIÃO

FOTOS XU MEDEIROS

Eduardo Brasil
Repórter

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia – PSDB usou enfaticamente a palavra basta, que repetiu por três vezes seguidas em seu discurso, para dizer que com o governo do correligionário Aécio Neves se encerrou o tempo em que o Norte de Minas sobrevivia ao flagelo da seca com o pires na mão e medidas paliativas.
A afirmação foi durante o seminário - Desafios das administrações, promovido pela Amams – Associação dos municípios da área mineira da Sudene, nesta quinta-feira, em Montes Claros, em que ele anunciou a liberação de R$ 100 milhões para a região – que serão aplicados nos próximos dez anos nos programas estruturadores de convivência com a seca. Garantiu, ainda, que acompanhará todas as ações inseridas nos projetos, para que os recursos que forem aplicados atinjam os objetivos desenvolvimentistas do Norte de Minas e também do Vale do Jequitinhonha.
- Basta, basta e basta de medidas paliativas. Temos de investir recursos expressivos na região a partir do orçamento de 2009, mas seguindo metodologias apropriadas, inteligentes e elas existem. Temos de usar, sobretudo, a capacidade humana para tirar da seca o próprio desenvolvimento – disse.
Considerado uma das maiores mentes planejadoras do país, Anastásia, um dos responsáveis pelo sucesso do choque de gestão do governo Aécio Neves, acredita que somente através da utilização racional de verbas públicas os problemas regionais serão combatidos com a eficiência necessária.
- Os projetos estruturadores serão devidamente gerenciados. Vamos acompanhar meticulosamente cada ação e faremos cobranças à exaustão – acrescentou, ressaltando que a união de todos será fundamental para o sucesso das medidas.

LEI ELEITORAL
O governador em exercício foi precedido em sua fala por várias autoridades que também usaram a tribuna. Mas fez questão de considerar a apreensão do presidente da Amams, José Barbosa Filho, Zinga, que acrescentou ao seu discurso de agradecimentos às medidas adotadas pelo governo preocupação com os resultados nocivos da legislação eleitoral para o desenvolvimento dos municípios.
Segundo Zinga, a vinda de Augusto Anastasia a Montes Claros, para anunciar medidas contra as conseqüências da falta de chuvas, ironicamente quando chovia na região, já deveria ter ocorrido não fossem as leis que impedem a assinatura de convênios e a liberação de recursos durante o período eleitoral.
- Compartilho a observação do presidente da Amams e penso que este é um assunto que deve ser levado à câmara dos deputados. De fato, a lei eleitoral é prejudicial ao desenvolvimento. Temos de mudar esses preceitos que só existem aqui, no Brasil – externou.

EMBRIÃO
Antônio Augusto Anastasia saudou o dia de ontem como

o embrião de um novo tempo para o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha. Para ele, após 130 anos sendo vencidos pela seca, os sertanejos norte-mineiros finalmente terão condições de enfrentar a estiagem implacável com determinação e recursos.
- Podem contar com o governador Aécio Neves e, sobretudo, comigo. Vou atuar pessoalmente em todos os convênios que aqui foram assinados para que sejam vencedores. Com os projetos estruturadores vamos mudar a realidade do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha da água para o vinho – destacou ao final do discurso
Para o vice-governador de Minas, a seca, por ser um flagelo natural, torna-se um grande desafio para o homem, que jamais conseguiria fazer chover, mas que não haveria dúvida de que ele, com sua inteligência e racionalidade é capaz de progredir e chegar à vitória, vencendo obstáculos, mesmo num ambiente tão adverso como o norte-mineiro.



Nenhum comentário: