segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PREFEITO DE CAPITÃO ENÉAS VAI LUTAR CONTRA CRISE ECONÔMICA

FOTOS DIVULGAÇÃO
O prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira, anunciou nesta sexta-feira, 30 de janeiro, a sua nova metodologia de trabalho para os próximos quatro anos e cobrou dos secretários municipais a elaboração de um plano estratégico para os primeiros 180 dias como titulares das pastas que coordenam. O chefe do Executivo eneapolitano esteve reunido durante todo o dia com parte de sua equipe de trabalho – secretários e assessores, além de cinco dos nove vereadores da atual Legislatura – durante a realização do Seminário de Gestão Pública de Capitão Enéas, coordenado pela Menezes Consultores e Advogados Associados, empresa contratada pela Prefeitura para auxiliar na elaboração do Plano Plurianual, do Plano Diretor e a reforma administrativa que serão encaminhados à Câmara Municipal até o final deste semestre.
Durante a solenidade, Reinaldo Teixeira avisou que toda a sua equipe assinará com a administração um acordo de resultados com metas a serem cumpridas, a exemplo do que é feito no governo estadual. Os secretários ainda darão suporte à Menezes Consultores e Advogados Associados, especialmente para fazer um planejamento de longo prazo para Capitão Enéas. “A cidade precisa construir cenários do que pode acontecer em termos de economia, política e gestão de governo”, justificou o prefeito, que, em discurso, repetiu que a marca da sua gestão, neste segundo mandato, será a qualificação técnica e não a política.
Na tomada de decisões, os secretários terão de pensar alternativas para enfrentar os efeitos da crise econômica. Possíveis cortes no orçamento ou adiamentos de projetos e investimentos serão decididos até o segundo biênio deste ano – quando estarão mais claros os impactos da redução da atividade econômica em todo o mundo. A princípio, o setor social não sofrerá qualquer redução nos recursos previstos para este ano. “Vamos manter e aprofundar as questões sociais”, assegurou o chefe do Executivo eneapolitano. Outras áreas também seriam intocáveis, como a folha de pessoal, saúde, limpeza urbana e educação.
Até por uma imposição da Lei Orgânica do Município, o primeiro setor a ser atingido pela crise, se necessário, será o de obras. “Os ajustes que acabarão sendo feitos serão de investimentos, mas, como temos um esquema muito grande de obras com recursos vinculados, podemos ter algum adiamento de investimentos, mas não cortes”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que o caixa municipal está saneado, sem dívidas de curto prazo, o que traz certa tranqüilidade para sua administração.
O prefeito Reinaldo Teixeira afirmou ainda que um estudo está sendo feito para reduzir os gastos com o custeio da Prefeitura. “Vamos ver onde é possível reduzir despesas que não venham a causar prejuízos na prestação dos serviços à comunidade”, disse. O secretário municipal de Administração, Fazenda e Controle, Arivaldo Ribeiro Sousa, ressaltou a importância de um trabalho feito com lealdade e união – características que teriam marcado a atuação do secretariado durante a administração passada. “Nosso governo será de continuidade, mas estamos cientes de que os cidadãos esperam não que sejamos diferentes, mas que avancemos”, afirmou.
Teixeira aproveitou também para apresentar à sua equipe de trabalho o seu secretariado, assim composto: David Lopes da Silva (chefe de Gabinete), José Roberto Vieira Santos (secretário Executivo de Gabinete), Lindorifo Bento da Silva (secretário de Governo), Arivaldo Ribeiro Sousa (secretário de Administração, Fazenda e Controle), Maria de Lourdes Mendes Maia Teixeira (secretária de Desenvolvimento e Assistência Social), Valdete Rodrigues Rocha (secretário de Saúde), Marina Antunes Maia (secretária de Educação, Cultura e Esportes), Walter Moreira Abreu (secretário de Desenvolvimento Econômico), José Marley dos Santos (secretário de Agricultura e Meio Ambiente) e João Pereira Neto (secretário de Infra-estrutura e Serviços). Parte da equipe já ocupava cargos na administração passada e terá pela frente a tarefa de manter programas e obras em andamento – a despeito dos possíveis reflexos da crise financeira mundial no orçamento deste ano.Da Ascom

Um comentário:

Unknown disse...

Meu amigo!
Teu trabalho tem excelente qualidade de processo e metodologia, porém amigo, falta objetividade fundo e direto nos assuntos, "vai lutar com que armas contra a crise"?. Este assunto tópicofalta detalhes. Outro caso, como anda a pista de pouso de aereonaves? continua a mesma situação deste 1979, cheia de buracos, sem direcionador dos ventos?
Este meu amigo, é o assunto que teve meter-se com coragem com detalhes profundo, inclusive, buscar conhecimento aereonáutico.