quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Atividades do Núcleo de Cidadania da Unimontes serão reiniciadas segunda

FOTOS DIVULGAÇÃO
Serão reiniciadas na próxima segunda-feira (9), as atividades do Núcleo para a Promoção da Cidadania da Universidade Estadual de Montes Claros (NAP). Neste semestre, por meio de atividades de orientação e reforço escolar, serão atendidos 270 alunos das três séries do ensino médio de escolas públicas municipais e estaduais.

O encontro acontecerá a partir das 14 horas, no auditório “Professor Geraldo Miranda dos Santos” - prédio 3, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro -, e vai reunir os coordenadores do NAP, os doze professores-orientadores e os 150 acadêmicos de diversos cursos de graduação do campus-sede que ministram as aulas do projeto. A pró-reitora de extensão, professora Marina Ribeiro Queiroz, vai presidir a solenidade representando o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

Conforme o cronograma para este semestre, as atividades serão desenvolvidas de segunda à sexta-feira, das 14 às 17h30, e aos sábados, das 7h30 às 12 horas, nas salas do prédio 3, com aulas das disciplinas relacionadas às áreas de ciências biológicas, ciências exatas e ciências humanas.

AMPLIAÇÃO – O Núcleo para a Promoção da Cidadania (NAP) foi implantado em 2006, na primeira gestão do atual reitor, como projeto de extensão para atendimento de estudantes do ensino médio que apresentam dúvidas ou buscam orientação em áreas específicas. Esta demanda foi detectada a partir de reuniões periódicas entre os coordenadores do Núcleo e a equipe da 22ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), juntamente com professores e diretores das escolas públicas atendidas.

Em seu primeiro ano de funcionamento, foram atendidos 60 alunos, sendo que as aulas foram ministradas por 20 acadêmicos. Atualmente, além dos 12 professores-orientadores – um para cada disciplina –, atuam no núcleo 150 acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras/Português, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação.

A maioria dos alunos da Unimontes participa do projeto como bolsista do Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV). A inserção no projeto proporciona a eles o cumprimento de 50% da carga horária total de estágio supervisionado previsto no currículo do curso em que estão matriculados.

SUCESSO NOS CONCURSOS – O benefício proporcionado pelo projeto de orientação e apoio escolar oferecido pelo NAP pôde ser constatado através dos resultados oficiais do último Processo Seletivo/2009 e do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES), ambos da Unimontes. Dezoito estudantes que estiveram em 2008 nas turmas do NAP estão entre os aprovados.Da Ascom

Um comentário:

daniella fernanda disse...

oi...sou DANIELLA FERNANDA,aluna do (nap)..participo do programa desde 2008 e me sinto muito bem em estar aprendendo e compartilhando novas experiÊncias com professores e coordenadores do mesmo..

sou muito grata a todos os academicos que despõem-se com boa vontade em nos ensinar crescer..sei que não é fácil em nossa rotinas diárias nos apecebermos do significado de certas coisas,pois é só quando nos afastamos da correria do dia-a-dia,eu como aluna sou capaz
de reconhecer o quanto
realizam este trabalho com amor e determinação !!