terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Núcleo de Línguas da Unimontes abre

FOTOS DIVULGAÇÃO
O Núcleo de Línguas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) já está recebendo inscrições da comunidade em geral para a formação de novas turmas de seus cursos de idiomas. O prazo se estenderá até o dia 20 de fevereiro e os interessados poderão optar pelos cursos em duas modalidades: Básicos - Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Português e Latim (indicados para iniciantes) - e Instrumentais - Espanhol, Francês e Inglês (preparação para provas de mestrados e doutorados).

As atividades serão coordenadas pelos docentes do departamento de Comunicação e Letras, com duas aulas em dias úteis (alternados) ou uma no sábado, totalizando 150 minutos a cada semana. A idade mínima para a matrícula é de 11 anos, sendo os cursos divididos em módulos semestrais (básico, intermediário e avançado); podem ser concluídos em até três anos.

Sobre as vagas, cada sala do curso básico contará com 15 alunos, mas para os idiomas Inglês e Espanhol, por causa da grande demanda, serão formadas quatro e duas turmas, respectivamente. Além das aulas teóricas, o participante terá acesso às oficinas de conversação, informática, cinema e leitura para aprimoramento da pronúncia, dentre outros benefícios.

As turmas do curso instrumental também serão formadas por 15 alunos. A coordenadora do Núcleo, professora Danielle Ferreira de Souza, explica que a diferença em relação ao curso de nível básico está na metodologia de trabalho, com prioridade para técnicas de leitura e interpretação de textos, o que vem sendo exigido nos exames de mestrado e doutorado, assim como em alguns concursos públicos.

OUTRAS UNIVERSIDADES – Além dos professores, acadêmicos, servidores técnico-administrativos e comunidade em geral, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Línguas atende, também, outras universidades brasileiras. Os testes de proficiências em língua estrangeira aplicados pela Unimontes são reconhecidos como avaliações oficiais nos processos seletivos para cursos de mestrado e doutorado oferecidos por diversas instituições de ensino superior, como as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Uberlândia (UFU).

No próximo dia 20 de março, serão aplicados novos exames, atendendo à seleção de diversos programas de pós-graduação “Stricto sensu”. Outras informações sobre o Núcleo de Línguas Unimontes podem ser obtidas pelo telefone 3229- 8234, pelo endereço nucleodelinguas@unimontes.br ou nas salas Sala 24 e 25, prédio 2, campus-sede.

Nenhum comentário: