terça-feira, 9 de setembro de 2008

TV realiza primeiro debate entre candidatos a prefeito de Moc

FOTO GIRLENO ALENCA

Samuel NunesRepórter
Na noite de domingo, 07 de setembro, a TV Geraes realizou o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Montes Claros.
Compareceram ao debate os candidatos Athos Avelino Pereira da coligação Montes Claros cada vez Melhor, Luiz Tadeu Leite, coligação Montes Claros para Todos, Ruy Muniz da coligação O Futuro Agora, Luiz Araújo, da coligação PT do B, e Tiago Nascimento da coligação Socialistas por um Futuro. Cada candidato teve direito levar três assessores para acompanhar o debate.
CIDADANIA X PROFISSIONALISMO
O debate foi dividido em seis blocos e teve como mediador o advogado e jornalista Afonso Mendes.
- Entendo que aconteceu um encontro com a cidadania através deste debate, onde contribuímos de forma a possibilitar ao eleitor conhecer um pouco mais cada candidato e as suas propostas.
Toda uma estrutura foi montada dentro do estúdioda TV Geraes para a realização do debate
BLOCOS
O primeiro bloco do debate teve duração de 10 minutos e os candidatos responderam em 1 minuto e 30 segundos a uma pergunta do mediador comum a todos. A posição e a ordem das respostas foram definidas mediante sorteio.
Por que você quer ser o prefeito de Montes Claros? Esta foi à pergunta feita pelo mediador aos candidatos que pela ordem foi respondida da seguinte forma pelos candidatos.
Athos Avelino – Concluir as obras que estão em andamento, ampliar os serviços de qualidade e consolidar o jeito novo de governar.
Luiz Araújo – Montes Claros precisar passar por mudanças.
Tiago Nascimento – Por acreditar em uma Montes Claros do futuro e porque sou uma referência.
Luiz Tadeu Leite – Melhorar a qualidade de vida da população.
Ruy Muniz - Provocar uma verdadeira transformação em Montes Claros, avançar na saúde, educação e emprego.
No segundo bloco que durou 23 minutos, os candidatos responderam a perguntas dos jornalistas Wesley Gonçalves e Valeria Almeida, ambos da TV Geraes. No terceiro e quarto bloco, que também tiveram duração de 23 minutos, um candidato formulou pergunta para outro candidato. Após o comentário o candidato que respondeu a pergunta teve direito à replica.
SOCIEDADE
Neste bloco os candidatos responderam em dois minutos a uma pergunta formulada por um representante da sociedade civil. A ordem de resposta dos candidatos foi definida em sorteio.
A moradora do Bairro Morada do Parque, Rosana Soares perguntou qual a proposta para melhorar o trânsito?
O candidato Ruy Muniz respondeu que irá dinamizar as ruas da cidade que são estreitas retirando os ônibus grandes de circulação da área central. Vai construir um terminal rodoviário onde atualmente está a Praça da Matriz e ainda vai retirar os trilhos da área central e construir no local a Avenida Norte Sul.
Lúcio Caldeira, do Centro, perguntou: Qual o projeto para diminuir a violência?
O candidato Athos Avelino respondeu que uma das suas medidas é buscar parcerias com órgãos de segurança e o poder judiciário.
Adão dos Santos, perguntou: Qual a proposta para o esporte local?
O candidato Tiago Nascimento respondeu que vai voltar a secretaria de Esportes, pretende construir um mega polo do esporte, fortalecer o esporte amador, implantar a bolsa esporte e construir o Mocão.
ENCERRAMENTO
No bloco final os candidatos fizeram suas considerações finais, em ordem inversa do bloco I. cada candidato teve três minutos e não foram permitidos comentários. Este bloco teve duração aproximada de 17 minutos.

Nenhum comentário: