quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Tiveram início nessa semana as comemorações da Semana da Pátria que vai do dia 1º ao 7 de setembro.

FOTOS: XU MEDEIROS

Samuel FagundesRepórter
Todo ano, as escolas estaduais, municipais e particulares participam do desfile do desfile de independência. As instituições de ensino da Rede Soebras levarão seus alunos de variadas séries para participar desse evento que presta homenagem não só a nossa independência como também ao nosso país.
O colégio Indyu irá homenagear em seu desfile a comemoração do centenário de Godofredo Guedes e vários outros artistas populares da nossa região. Segundo Selma Evangelista coordenadora administrativa do colégio, em torno de quinze artistas da região serão homenageados por alunos vestidos a caráter. Ela explica que serão cinqüenta alunos de todas séries mais a fanfarra. Esse número de alunos, segundo ela é o limite permitido para cada escola pelas regras da prefeitura.
TRADIÇÃO
Selma fala que esse tipo de evento é muito importante para a formação das crianças e que as homenagens prestadas aos artistas da região servem também para que as crianças e jovens tenham contato com a nossa cultura.
- É necessário mostrar aos alunos a importância da pátria, buscar nas nossas raízes esse orgulho. Homenageando Godofredo Guedes a gente resgata um pouco dessa nossa cultura, pois as crianças talvez nunca tenham ouvido falar e é interessante passarmos para eles esse tipo de conhecimento – afirma a coordenadora.
Tiago França tem 17 anos e cursa o 3º ano no colégio Indyu e vai participar do desfile deste ano. Ele conta que já participou outras vezes e que a expectativa é que seja melhor que o do ano passado. O estudante fala sobre a importância de valorizarmos nossos artistas e de como esse tipo de evento serve também como aprendizado.
- Participar é importante porque valoriza a cultural regional com essas homenagens e, é importante mostrar a cidadania das pessoas, esse processo da nossa independência que foi muito importante. Na disciplina de história nós estudamos isso, e não deixa de ser uma forma de visualizarmos com maior clareza esses acontecimentos – revela o jovem estudante.
IMPORTÂNCIA
Para Danilo Pereira de 13 anos e cursando a 7ª serie, é uma honra participar dessas comemorações da semana da Pátria e que, ter conhecimento sobre artistas da nossa região é algo muito importante.
- É uma honra participar e homenagear esse dia que foi tão importante para o Brasil, que deixou de ser colônia para ser independente. É uma forma de demonstrarmos como amamos o Brasil e de quão foi importante a independência. Esse desfile a gente faz com muito amor, e a expectativa é cada vez maior, a gente fica nervoso, ansioso, mas é bom. Hoje em dia não temos muito contato com artistas regionais, valorizamos mais os de fora, sendo que aqui também temos grandes artistas que são tão competentes quanto os outros, por isso é sempre bom estar homenageando os artistas da nossa terra – conta com entusiasmo o aluno.

NOVO
Há também aqueles que participam pela primeira vez do desfile, como Pedro Xavier de 12 anos que cursa a 6ª serie. Ele diz estar ansioso para que o dia do desfile chegue e comece. Lembra que comemorar o dia da independência é relembrar a nossa historia.
- É muito bom participar, estar homenageando o Brasil e essas pessoas. É importante porque conta nossa historia, fala como o Brasil se tornou independente – explica emocionado.
DESFILE
A concentração será no domingo dia 07 de setembro na prefeitura a partir das 07 horas e a saída esta marcada para às 08 horas na esquina das Avenidas Mestra Fininha com Deputado Esteves Rodrigues. As escolas particulares desfilarão após as escolas estaduais



Nenhum comentário: