terça-feira, 29 de setembro de 2009

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL TIVERAM AUMENTO SALARIAL

FOTOS XU MEDEIROS
RENATA MARTINS
REPÓRTER

Na tarde desta terça – feira, 29, o prefeito de Montes Claros Luis Tadeu Leite, e secretários se reuniram com representantes de servidores municipais para anunciar aumento salarial.

Para a classe dos professores o aumento anunciado foi de 15%. Segundo a secretária adjunta de educação, Fátima Pereira Macedo, o aumento acontece depois de 12 anos. De acordo com ela, antes era repassado aos servidores apenas abonos que eram pagos durante o tempo contratual dos servidores, mas quando os mesmos aposentavam não havia nenhum aumento.

Fátima afirma que cerca de três mil professores serão beneficiados. Juntamente com eles servidores da educação como pedagogos, supervisores, entre outros.

Segundo ela o objetivo é recompor perdas salariais que aconteceram ao longo dos anos. Perdas essas que fizeram com que o salário dos professores ficasse defasado.

Segundo a secretária de educação, Marta Ponpeu Padoane, o Fundeb – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, questionado por alguns professores a três semana na edição do O Norte, esta sendo repassado aos servidores mensalmente.

De acordo com ela, 70% da verba já foi destinada aos professores. Ela faz uma comparação entre a jornada de trabalho nacional que tem como base 40 horas e a jornada dos profissionais de Montes Claros que é de 25 horas. Com base nisso a secretária afirma que o aumento foi significativo.

A professora Simone de Cássia Alves Santos, professora a 15 anos, afirma que o aumento veio em boa hora, pois o déficit salarial é grande.

- Temos um salário base e as gratificações não influenciam diretamente no salário final. Com esses 15% será possível recuperar um pouco do prejuízo vivido pela classe há anos – afirma.

De acordo com o prefeito, o aumento será retroativo ao mês de agosto e na data base referente ao pagamento os servidores vão receber os novos valores.

Nenhum comentário: