segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Exclusivo! Depois de fugir para Minas, Maria Bonita morreu de câncer em hospital de Moc

FOTOS DIVULGAÇÃO
Em mais um capítulo da série exclusiva de reportagens produzidas para O NORTE, o jornalista e juiz aposentado Avay Miranda traz outras
revelações surpreendentes sobre o livro Lampião, o Invencível: duas vidas, duas mortes, do fotógrafo José Geraldo Avelar.

Livro desmente fatos históricos com esta exibição macabra. Após a emboscada que teria acabado com o bando de Lampião, as cabeças decepadas foram expostas pela polícia em praça pública, como se vê (de baixo para cima e da direita para esquerda): 1. Lampião - 2.Quinta Feira - 3. Maria Bonita - 4. Lui

z Pedro - 5. Mergulhão - 6. Manoel Miguel (Elétrico) - 7. Caixa de Fósforo - 8. Enedina - 9. Cajarana - 10 e 11. Moeda e Mangueira.

Com riqueza de detalhes, o livro afirma que Maria Bonita e Lampião moraram muito tempo no interior do município de São Francisco, às margens do Rio São Domingos, e que ela contraiu câncer, ficou internada no Hospital São Lucas em Montes Claros, e faleceu no dia 03 de agosto de 1978. Seu corpo foi transportado e sepultado na fazenda Contendas, na margem esquerda do Rio São Francisco.

Vários dos seguidores de Lampião vieram para Minas depois de dados como mortos em emboscada, no episódio de 1938 em Sergipe, entre eles Manoel Sabino da Silva, que veio para Moc, onde seu primeiro emprego foi de servente de pedreiro na construção do Cine Fátima. Em setembro de 1959, foi admitidao pelo Dr. Joaquim Costa como funcionário do DNOCS e faleceu em janeiro de 1983, com 73 anos de idade, sendo sepultado no cemitério de Bocaiuva.

NA VERSÃO OFICIAL, MARIA FOI A MUSA DO SERTÃO...


Maria Gomes de Oliveira, foi a primeira mulher a aparecer no cenário do cangaço. Nascida em 8 de março de 1911 (data do Dia internacional da mulher) em uma fazenda em Santa Brígida, na Bahia, era filha de José Felipe de Oliveira e Maria Joaquina Déia. Tinha 11 irmãos.

Ela casou-se aos 15 anos com um sapateiro, com quem vivia às turras. Durante uma das separações de seu marido, o que era consta
nte, Maria Bonita conheceu Lampião e apaixonou-se. Lampião, nessa época, tinha quase 33 anos e Maria pouco mais de 20. Essa paixão desenfreada os uniu até a morte.

Ela entrou para o bando ao final de 1930. Tiveram uma única filha, Expedita Ferreira, nascida em 1932, única sobrevivente das quatro gestações de Maria Bonita, que foi criada anonimamente por coiteiros.

Em alguns momentos, a intervenção de Maria Bonita impediu vários atos de crueldade de Lampião.

Maria Bonita era a Musa e a Rainha do Cangaço e ocupava-se, entre outras coisas, de costurar a indumentária dos cangaceiros. Depois dela, os outros cangaceiros também trouxeram suas companheiras para fazer parte do bando. Dizem que elas participavam de todas as atividades, inclusive dos combates. Destacaram-se: Dadá, esposa de Corisco, Lídia, mulher de Zé Baiano e outra Maria,mulher de Pancada.

Nenhum comentário: