terça-feira, 15 de setembro de 2009

Exclusivo! Lampião se aposentou no Norte de Minas depois de ser dado como morto

FOTOS DIVULGAÇÃO
COLABORAÇÃO
JOSÉ GERALDO
É o que afirma o fotógrafo José Geraldo Aguiar, 59 anos, que, baseado em pesquisa de campo, contesta a versão oficial de que o mais famoso cangaceiro da América Latina teria sido assinado em emboscada promovida pelas forças policiais em 28 de julho de 1938, na localidade de Angico, município de Poço Redondo, no estado de Sergipe. Sua descoberta resultou no livro Lampião, o Invencível: duas vidas, duas mortes.

Segundo o fotógrafo-pesquisador, o esquartejamento de Lampião e outros jagunços não passava de uma farsa, pois o verdadeiro cangaceiro teria desistido do ofício antes da emboscada, deixando de ser Virgulino Ferreira da Silva para, juntamente com Maria Bonita e outros seguidores, fugir para a cidade de Paulo Afonso e, de lá, para o Norte de Minas, num roteiro que inclui Manga, Itacarambi, Missões, povoados de Brejo do Amparo, São Joaquim e Tijuco, em Januária, Pedras de Maria da Cruz, Matias Cardoso, Burarama, hoje Capitão Enéas, Arinos, Urucuia, São Francisco e finalmente Buritis, onde faleceu.

Sempre mudando de nome, diz José Geraldo, “em São Francisco, Lampião encontrou local seguro para residir e comprou uma fazenda às margens do Rio São Domingos, onde ficou por muitos anos, até a sua velhice. Depois se mudou para a cidade de Buritis, onde conseguiu se aposentar pelo Funrural.”

Estes e outros capítulos desta autêntica bomba na história do Brasil é contada pelo juiz aposentado Avay Miranda, natural de Taiobeiras, que advogou muitos anos em Montes Claros e, hoje, reside em Brasília-DF.

LEIA MAIS Livro garante que Lampião passou seus últimos anos de vida no Norte de Minas www.norte.net

2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber onde será a publicação do livro de lampiao aqui em montes claros,, divulga-se que será no dia 29 de novembro mas diz o local.

Anônimo disse...

gostaria de saber onde será a publicação do livro de lampiao aqui em montes claros,, divulga-se que será no dia 29 de novembro mas nao diz o local.