sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ipem Minas realiza seminário sobre caixa preta dos automóveis

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VALERIA ESTEVES
REPÓRTER
Começou quarta-feira, 09, e se estende até hoje o seminário sobre Cronotacógrafo, que acontece no auditório do Minaspetro, em Belo Horizonte. O evento é idealizado pelo Ipem/MG - Instituto de pesos e medidas de Minas Gerais, com o intuito de treinar a equipe técnica do Ipem Minas e para técnicos em metrologia de outros Ipem’s, tais como: São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Roraima, Sergipe, Paraíba, Bahia, Pará, Espírito Santo, além dos instrutores do Inmetro que virão do Rio Grande do Sul para ministrar tanto o treinamento como o seminário.

O objetivo é discutir a importância do controle metrológico dos cronotacógrafos (espécies de caixas pretas dos automóveis), instituído pela portaria 201/2004 do Invetero - Instituto nacional de metrologia, normalização e qualidade industrial em relação à segurança dos transportes.

Entre os temas que norteiam o seminário estão: importânc
ia do controle metrológico dos cronotacógrafos; apresentação de cronograma de implantação das verificações e fiscalizações; exibição de vídeo sobre o treinamento para realização de ensaios nos postos que verificam o cronotacógrafo;lLegislação metrológica (editais, resoluções, portarias e normas) e procedimentos administrativos para as oficinas credenciadas ao Inmetro para executar os ensaios metrológicos neste aparelho, para os postos credenciados da iniciativa privada, e para os postos dos Ipem´s. Ainda serão repassadas informações gerais sobre a documentação necessária para se credenciar ao Inmetro para atender a demanda de verificações de cronotacógrafos no Estado.

Para Tadeu Mendonça, diretor geral do IPEM/MG, nestes tempos em que a cada dia se vê mais acidente de trânsito, a mudança na legislação do cronotacógrafo surge como aliada da sociedade, tanto quanto da justiça, visto que, por funcionar como uma caixa preta do veículo, servindo de instrumento legal de prova em caso de acidente, para a justiça, ainda administra com instrumentos tais como um selo (lacre), que pode ser retirado apenas pelo órgão delegado do Inmetro ou credenciado ao mesmo, distância, velocidade e tempo gastos pelo condutor durante todo o seu percurso.

O QUE É

A verificação metrológica do cronotacógrafo é obrigatória por lei e o certificado, fornecido pelo Inmetro, tem validade de dois anos. O objetivo é comprovar o funcionamento correto do instrumento, que registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida. Veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados, pelo Código de trânsito brasileiro, a ter cronotacógrafo.
Para atender à exigência de verificação em todos os tipos de veículos, o Inmetro criou um cronograma. O prazo para veículos escolares vai até 31 de outubro desse ano; para veículos de passageiros, até 31 de dezembro; e para veículos de carga em geral, até 31 de dezembro do ano que vem.
- A verificação pode ajudar a reduzir o grande número de acidentes e oferecer maior segurança nas estradas, já que os registros dos cronotacógrafos permitem que seja analisada a forma de condução dos veículos pelo motorista. Por isso, são conhecidos como caixa preta dos caminhões e aceitos como provas em casos de acidentes, explica Jorge Seewald, coordenador da implantação do projeto pelo Inmetro.

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