sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Natalino contesta prefeito e impõe condição para devolver salários

Da Redação

O empresário Natalino Gonçalves procurou a redação de O NORTE na tarde de ontem, quinta-feira, para contestar declarações feita

s pelo prefeito Tadeu Leite a seu respeito, em entrevista coletiva à imprensa – veiculadas na edição de ontem –, e dizer que está disposto a devolver os salários recebidos da prefeitura sem trabalhar, “desde que os parentes da mulher dele façam a mesma coisa”.

RUBENS SANTANA

Natalino Gonçalves ontem na redação: - Eu gastei na campanha de Tadeu dez vezes mais do que recebi como assessor.

Natal, como é conhecido, diz que Tadeu tem com ele um compromisso de campanha que jamais foi cumprido, que era o de nomeá-lo para uma secretaria que lhe possibilitasse dar ocupação a cerca de 50 amigos seus que o acompanharam no acordo verbal celebrado em 2008. Depois que assumiu, Tadeu lhe ofereceu a chefia do Mercado municipal Centro, mas ele não aceitou devido a denúncias de corrupção que estaria ocorrendo ali, inclusive com a venda de seis barracas, juntamente com um boxe da Ceanorte.

- Eu fiquei enojado com tudo aquilo, com aquela sujeira em que se transformou o mercado. É claro que eu não iria me queimar... – diz.

Natal confirma o inteiro teor da entrevista que concedeu à revista Liberdade, na qual acusa pessoas ligadas à administração de superfaturar a festa de aniversário da primeira-dama do município. E diz não ver qualquer possibilidade de reconciliação com o grupo do prefeito.

Informa que está trabalhando politicamente para ajudar a eleger Antonio Anastasia, Ruy Muniz, Jairo Ataíde e Gil Pereira, “pois cansei de ser enrolado por Tadeu Leite”.

O empresário calcula em dez vezes mais os gastos que teve durante a campanha para ajudar a eleger Tadeu, em relação aos R$ 25 mil que recebeu durante pouco mais de um ano como assessor da secretaria municipal de Governo:

- Foi o próprio Tadeu que me disse que eu não precisava aparecer na prefeitura para trabalhar. Como é que agora ele diz que não sabia de nada?

Natal reafirma estar disposto a devolver o que recebeu, na presença do promotor Felipe Caires, “desde que os parentes da esposa de Tadeu, que estão recebendo sem trabalhar, também façam a mesma coisa”.

A PEDIDO - PREFEITO PERSEGUE VICE-PREFEITA

FOTOS XU MEDEIROS
O pau quebrou na ``casa de noca´´

A vice-prefeita de Montes Claros, Cristina Pereira, considera que não retrata a verdade as informações publicadas no Jornal de Notícias, segundo o qual o prefeito Tadeu Leite afirma que os funcionários que serviam ao Gabinete da Vice Prefeita eram fantasmas. Entende que talvez tenha faltado coragem para afirmar que o único objetivo é a tentativa de ating
ir a candidatura do seu marido, Deputado Estadual Gil Pereira. Deixou claro que os servidores exonerados foram nomeados para atender à população no Gabinete da Vice Prefeita, que desde o primeiro dia do atual mandato sempre manteve as portas abertas para a população, cumprindo, inclusive, promessas feitas pelo Prefeito de que as portas da Prefeitura estariam abertas para o povo e que reservaria um dia da semana para atender, principalmente, as pessoas humildes que sofrem na periferia da nossa cidade.
Explica Cristina que quando decidiu se licenciar do cargo, o fez por entender ser uma decisão ética e moral, uma vez que por coerência e fidelidade partidária tem o compromisso político com a candidatura do seu esposo, Gil Pereira, do Governador do Estado Antonio Anastásia e dos senadores Aécio e Itamar.
A vice-prefeita contestou as explicações do Prefeito Tadeu Leite de que poderia se licenciar do cargo apenas encaminhando um comunicado ao seu gabinete. Esclareceu Cristina que o pedido foi feito à Câmara Municipal por ser aquele o forum legítimo para conceder ou não a referida licença. De mais a mais, demonstra o respeito que tem por aquela Casa. Quanto à justificativa do prefeito de que a exoneração foi motivada pelo fato de que com sua licença os funcionários ficaram sem função, entende que o chefe do Executivo deveria ter tido o mesmo pensamento quando se licenciou e viajou para os Estados Unidos. “Naquela ocasião, se a máxima do prefeito for verdade, aqueles que o servem em seu Gabinete deveriam ter sido exonerados por mim que ocupava a função de Prefeita Interina”, comentou.
Cristina Pereira afirmou que a função de Vice Prefeita foi uma prerrogativa conquistada nas urnas, com o apoio da população, principalmente daqueles que conhecem de perto o seu trabalho e do seu esposo, Deputado Gil Pereira. Deixou claro que continuará honrando e respeitando o cargo para o qual foi eleita e empossada. Concluiu agradecendo as manifestações de solidariedade e de carinho que vem recebendo de toda população, principalmente das mulheres.

TRECHOS DA ENTREVISTA DO EMPRESÁRIO NATAL À REVISTA LIBERDADE

FOTOS XU MEDEIROS/RUBENS SANTANA
Da redação
do NORTE

“Em primeiro lugar, quando eu apoio alguém, eu o faço por completo. Não escondo a cara, faço questão que todos saibam. Eu disse à cúpula do meu partido anterior que apoiaria Luiz Tadeu Leite para ser prefeito de Montes Claros e fui coerente, mesmo que me tenha custado caro. Porém, após um ano e sete meses


, vi que as coisas não mudaram e não mudarão. Eu queria ter mais respaldo da administração. Eu não queria ser secretário. Eu não tenho este tipo de vaidade, mas gostaria de poder indicar pessoas que realmente fizeram a diferença na eleição, do nosso grupo, para serem analisadas e aproveitadas pela administração...”

“Queriam que eu recebesse sem trabalhar. O próprio prefeito me propôs isto e ficou me enrolando. Chegou-se a um extremo e eu preferi sair fora”.

“Recebi. Só que o meu salário da prefeitura é integralmente aplicado em obras sociais e ajudando amigos que hoje passam por necessidades básicas, em função de o prefeito ter prometido emprego a eles e não ter cumprido. Isto é comum para esse prefeito. Pena que eu demorei tanto para perceber que aquele a quem eu ofereci a minha amizade e meus préstimos, o senhor Luiz Tadeu Leite, é um mestre do palavreado bonito e se esquiva de cumprir os compromissos assumidos”.

“Eu peço desculpas, todos os dias, aos meus amigos por ter pedido a eles para acreditarem e votarem no atual prefeito, que, além de não cumprir a sua palavra, comete diversas irregularidades em sua administração”.

“Talvez, ele esteja até isento de algumas mazelas que vêm ocorrendo. Outras, não tem como fechar os olhos e fingir que não se vê. Por exemplo: corrupção no mercado municipal, corrupção na Ceanorte, corrupção na área de saúde...”

“Recentemente, no aniversário da primeira dama, Dra. Stela Martins Leite, que, diga-se de passagem, é uma pessoa íntegra e honesta, fizeram uma festa surpresa num bufê da cidade e a conta, a ser paga pela prefeitura, foi superfaturada a pedido de uma assessora de nome Fabrícia, concunhada do prefeito. Só para se ter uma ideia, existem comentários de um ramal da prefeitura instalado na casa de um secretário municipal, para mostrar a força e se falar 0800... Mas, o pior de tudo é a secretaria de Governo...”

“Nem todos. Temos várias exceções, mas posso dizer que existe uma grande minoria de mentirosos, como o atual prefeito, que faltou com vários compromissos firmados comigo, faltando com o respeito. Porque um bom político não precisa mentir para o seu próprio grupo, principalmente àqueles a quem ele abraça e chama de amigo.”

“Como homem e ser humano, não! Como político, nunca mais o acompanharei em minha vida”.

TADEU VAI COBRAR DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO DE SERVIDORES FANTASMOS

FOTOS XU MEDEIROS/RUBENS SANTANA
Samuel Nunes
Repórter
Segundo Tadeu Leite, entrevista exclusiva à
revista Liberdade causou espanto.

O prefeito Tadeu Leite convocou entrevista coletiva, na tarde de ontem, para dar sua versão sobre as graves denúncias feitas pelo empresário Nat
alino Gonçalves, popularmente conhecido como Natal, em matéria publicada em revista de circulação local. Natal, que até então compunhao grupo de Tadeu, afirmou que recebia salário de R$ 2.119 como assessor especial, sem precisar trabalhar, e denunciou ainda irregularidades na administração de Leite.

Tadeu disse que a entrevista causou espanto, pois Natal era, de fato, um companheiro político, colocado na administração para trabalhar.

- Vamos dar a oportunidade de ele provar na justiça o que diz e vamos processá-lo para que ele possa devolver com correç
ão monetária ao município tudo que recebeu sem trabalhar, como ele mesmo disse na matéria - afirma.

Segundo Leite, as denúncias foram feitas por Natal, chamado ironicamente pelo prefeito de empresário do zoológic o, por ele não ter
sido nomeado como gerente do mercado municipal.

- Mostrei que ele não tinha condições de ocupar esta função, pois é um homem de poucas letras, e ele não se conformou, razão pela qual armou toda esta situação - diz.

Tadeu reconhece que a administração está cometendo falhas, se há fantasmas recebendo sem trabalhar. Leite disse que a caça aos fantasmas começa, e encontrando-os, certamente, providências serão tomadas.

Sem citar nomes, o prefeito afirmou que 19 pessoas já foram demitidas na secretaria de Saúde por fatores como inaptidão para os cargos. Outras quatro foram exoneradas. Ainda segundo Leite, com a licença da vice-prefeita Cristina Pereira do cargo, foram descobertos quatro assessores diretos sem função, ou seja, quatro fantasmas. Indagado se há algum tipo de desavença entre o grupo de Gil Pereira e o seu, Tadeu negou e disse que tem o maior apreço pelo deputado e o seu grupo político.

O prefeito disse que a população e a própria imprensa podem vigiar as ações e agir como caça-fantasmas.

Ainda na coletiva, João Ferro, até então secretário de Serviços Urbanos, entregou ao prefeito seu pedido de exoneração para
se dedicar à campanha eleitoral. Tadeu nomeou interinamente Edvaldo Nunes Silva, que era secretário adjunto, conhecido como Tim da Plamoc, como interino na função.

Leite voltou a afirmar que vai promover reforma administrativa depois das eleições e que, ainda neste mês, repassará o prometido reajuste de 4,3% aos servidores públicos, como forma de repor a inflação de setembro de 2009 a agosto deste ano.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

FUORTE ARRANCA EMPATE DO UBERABA NA TAÇA MINAS GERAIS

FOTOS XU MEDEIROS
HEERTH HALLEY
REPÓRTER

zaqueiro Eddiê marca gol apos Funorte está perdendo

O Funorte empatou com o Uberaba em 2 x 2 na etsreia da Taça Minas Gerais, na noite de quarta-feira, dia 25 de agosto, no Uberabão. Os gols do Funorte foram marcados por Eddiê e André Malacrida.
O Formigão por duas vezes esteve em desvantagem no placar mas teve calma e muita determinação para arrancar um empate fora de casa.
A equipe montes-clarense volta a jogar no próximo domingo, dia 29 de agosto, às 16h, no etsádio José Maria Melo, em Montes Claros, contra o Uberlândia, pela segunda rodada da competição.
Na preliminar, às 13h30, o time júnior do Funorte encara o Tupi de Juiz de Fora, pelo campeonato mineiro de júnior.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sólido é campeão regional da Copa Inter TV de Futsal

FOTOS LEONARDO MACIEL
LÚIZ ALBERTO CALDEIRA
REPÓRTER
O Colégio Sólido trouxe para Montes Claros o troféu de primeiro lugar na categoria principal feminino da fase dos campeões da 14ª Copa Inter TV de Futsal, disputada entre os dias 17 e 22 de agosto no município de Unaí. A equipe já havia conquistado o título em Montes Claros, que lhe rendeu vaga para a disputa regional.

As meninas do Sólido venceram todos os jogos nesta fase. Na primeira partida, goleou a equipe que representou Francisco Sá por 9 a 3. O placar seguinte foi 5 a 2 contra a equipe campeã de Unaí. No terceiro jogo, 4 a 1 contra o time de Chapada Gaúcha. Na semifinal, venceu o time campeão de São João da Lagoa por 4 a 2. E sagrou-se campeã regional jogando contra Jamilly Distribuidora/Comercinho, que representou Araçuaí, vencendo por 3 a 2.

- No início, apesar das vitórias, encontramos dificuldade, pois tivemos pouco tempo para treinar para esta fase. Mas, no decorrer dos jogos, as atletas se ambientaram melhor com a quadra e se entrosaram mais. Também fizemos alterações na formação e isso nos ajudou a conquistar o título – relembra o técnico do Sólido, Rogério Leal.

A equipe do Colégio Sólido foi formada por Yana, Thaís, Ludmila, Isabela Daiane, Maraísa, Priscila, Daiana Rodrigues, Ana Cláudia e Daniele.

A próxima competição a disputar será a Copa Sólido/TV Geraes de Futsal, prevista para ter início em setembro.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TÉCNICO DEFINE TIME QUE ENFRENTA UBERABA NA ESTREIA DA TAÇA MINAS GERAIS

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERTH HALLEY
REPÓRTER
Jogadores do Funorte participaram de coletivo na manhã de ontem no campo do Cassimiro.


O técnico do Funorte, Maurélio Miranda, comandou na manhã de hoje, dia 23 de agosto, no estádio José Maria Melo, o último coletivo antes da estreia na Taça Minas Gerais, contra o Uberaba, na quarta-feira, dia 25, às 20h30, no Uberabão.

O técnico já definiu a equipe que começa jogando e vai no esq
uema 4 – 5 – 1.

- Testei alguns esquemas, mas para a estre
ia vou no 4 – 5 -1. Treinamos várias vezes neste esquema, gostei da atuação da equipe e estamos prontos para a estreia. O Uberaba apóia muito com os laterais e vamos tentar neutralizar essas jogadas por estes setores – diz Maurélio Miranda.

O time que irá começar jogando será o mesmo que inic
iou o coletivo com: Adson, Diego Fiúza, Alex, Eddie e Tiaguinho, Andrezinho, Marcelino, Anderson Toto, Adré Malacrida, Rômulo e Rafinha. Durante o treino o comandante do Funorte fez algumas alterações colocando o zagueiro Anderson e o atacante Hiroshi na equipe titular tirando Anderson Toto e Rômulo.

Maurélio Miranda disse que é importante somar pontos fora de casa e que o time está pronto para o jogo contra o Uberaba, que vem fazendo um bom campeonato brasileiro na série C.
- Sabemos que será um jogo difícil, principalmente
, pelo fato do Uberaba contar com um bom time e também por algum tempo já está vindo jogando a mais tempo do que o nosso time. Mas vamos para Uberaba, em busca da vitória – explica.
Hoje à tarde, às 16h, o treinador do Funorte, realiza no Centro de treinamento, um treino de bolas paradas, como faltas e escanteios tanto na parte ofensiva como defensiva.
A delegação viaja à meia para Uberaba com 18 atletas. Além da equipe titular viajam: Douglas, Anderson, Fabricinho, Hiroshi, Tiago Pit Bull, Wesley e Romário.
Amanhã à tarde, os jogadores do Funorte realiz

APOSTADORES DE MONTES CLAROS ,QUEREM SER MILHONÁRIO DA NOITE PARA O DIA

FOTOS XU MEDEIROS
JANAÍNA GONÇALVES
REPÓRTER

Basta escolher alguns números e a sorte está lançada. É a certeza dos apostadores que acreditam que os jogos podem mudar suas vidas. Entre as cinco principais loterias - mega-sena, quina, dupla-sena, lotomania e lotofácil -, a mega é a que mais atrai apostadores, devido ao
valor do prêmio. No fim do ano, a premiação pode chegar a R$ 120 milhões.



É importante escolher bem os números.

- Prêmio acumulado é sinônimo de lotérica cheia - diz Nilson Siqueira Alves, proprietário de uma lotérica. Ele próprio já foi premiado, em 1992.

- Na mega, as chances de ganhar são de 50 milhões por um jogo feito. Já na quina, de R$ 24 milhões por um. Por corrida, cerca de 2,5 milhões de pessoas jogam.

Segundo Nilson, depois que um bilhete com os números sorteados no Rio Grande do Sul não foi registrado, por uma falha da operadora de caixa, a modalidade teve uma queda de 80% na procura.

- Ainda assim, tem apostador que gasta em média, por semana, R$ 300 em jogos - conta.

Alves afirma que a maioria dos ganhadores não está preparada para administrar o prêmio. Há aqueles que, vez ou outra, conquistam um prêmio, geralmente pequeno, mas que serve para manter a motivação. Outros insistem, mas nunca ganham nada.


Funcionários entram no clima dos jogos milionários.

Alguns vêem a sorte, mas ela se desvia quase na chegada. É o caso do aposentado José de Souza Pinto, de 79 anos, que não perde a esperança.

- Toda semana jogo na quina e acredito que ainda vou ganhar - diz.

Na contramão da maioria dos apostadores, José Lucílio dos Santos, de 65 anos, garante não ter a ilusão de ganhar prêmios da mega-sena, que têm maior valor.

- Jogo, mas só de vez em quando, para me distrair - diz.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Operação Carranca: Polícia Federal prende vinte pessoas por tráfico de drogas

FOTOS XU MEDEIROS
Rubens Santana
Repórter
Pedro Cruz Macedo, o Pedrinho Cearense, um dos líderes
da facção, foi preso em Moc

Em mais uma operação da polícia federal com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas na região norte-mineira, 20 pes
soas foram presas, entre elas um policial civil, na manhã de ontem, quinta-feira, em Montes Claros, São Francisco, Porteirinha, Brasília de Minas, Montalvânia e São J

oão da Ponte. A operação denominada Carranca contou com a parceria da polícia militar e do ministério público estadual e tinha como objetivo desarticular duas organizações criminosas que atuavam no tráfico de drogas, sobretudo em Montes Claros e São Francisco.
.Pedro Cruz Macedo, o Pedrinho Cearense, um dos líderes
da facção, foi preso em Moc.Pedro Cruz Macedo, o Pedrinho Cearense, um dos líderes
da facção, foi preso em Moc.

havia desarticulado uma facção e prendido 21 pessoas. O grupo da cidade de Pirapora tinha ramificações em Montes Claros. Durante as investigações, a PF descobriu a existência de outras três facções cr
Em março deste ano, a PF jáiminosas que vinham agindo no N
orte de Minas, além dos conhecidos grupos comandados por Ninha e Malboro, que foram presos em Montes Claros, mas cumprem pena numa penitenciari de segurança máxima no estado do Paraná.
Adelson Alves de Oliveira, o Neguinho, foi apontado comoo mais poderoso e perigoso do grupo, que também contava com Gerley Alessandro Eugênio de Souza, acusado de ser um dos comandantes do tráfico de drogas na região. As três facções eram comandadas por Jerlão, Maicon Ferreira Costa e Neguinho.

Em Montes Claros, os agentes federais prenderam Seb aastião de Jesus, Fernando Henrique Antunes Oliveira e Pedro Cruz Macedo, o Pedrinho Cearense, considerado líder da facção ao lado de Jorge Mendes de Jesus. Informações preliminares dão conta de que Pedrinho Cearense mora no Bairro Nossa Senhora de Fátima. José Norberto Hermínio Xavier, Marcelo Pereira, Michael Jadson e Marco Antônio Fagundes foram presos em São João da Ponte, e Ariodite Vieira da S
ilva foi preso em Brasília de Minas. Francisco José de Souza Silveira e Jefferson William Mendes foram presos em Porteirinha. Tadeu Pereira dos Santos, Antônio Pereira dos Santos, o Marquinhos, Gicélio Ribeiro de Almeida, Aldair Ribeiro da Silva, Glauber José dos Santos Almeida, o Glaubinho, João dos Santos Almeida, Gilson Ribeiro de Almeida e Claudinélio Alves Batista, o Carlinhos, foram presos na cidade de São Francisco. O detetive da polícia civil Moisés Francisco Neto foi preso na cidade de Montalvânia. De acordo com um agente da PF, há informações de que Moisés estava afastado da PC. Ele já havia sido preso por conduzir um carro clonado.


O detetive da polícia civil Moisés Francisco Neto
foi preso na cidade de Montalvânia.

Segundo a PF, há seis meses, policiais federais investigavam e monitoravam os suspeitos. Foram cumpridos 31 mandados judiciais de busca e apreensão. Ao todo, foram apreendidos 1.380 gramas de pasta base de cocaína, seis tabletes de maconha, algumas pedras de crack, duas armas de fogo e R$ 1,5 mil em dinheiro.

Os presos foram ouvidos na delegacia da PF em Montes Claros e, depois, encaminhados ao presídio do município, onde ficarão à disposição da justiça, respondendo pelos crimes de tráfico de drogas e formação de quadrilha, com penas que podem chegar a 20 anos de reclusão.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Justiça proíbe o prefeito Tadeu Leite, de repassar recursos ao vôlei Montes Claros

FOTOS SAMUEL NUNES/DIVULGAÇÃO
SAMUEL NUNES
REPÓRTER

Tadeu Leite em entrevista na manhã de ontem:
- O ministério público está fazendo as vontades
dos nossos opositores.

Por decisão liminar do juiz Richardson Xavier Brant, a partir de ação proposta pelo ministério público estadual, a prefeitura de Montes Claros está proibida de repassar recursos financeiros à Funadem, mantenedora do time de vôlei Montes Claros. O prefeito Tadeu Leite e o ex-secretário municipal de Esportes Sebastião Pimenta são condenados, até decisão em contrário, a devolver ao município a importância de R$ 1,23 milhão.

Além de recorrer da decisão, o prefeito anunciou em entrevista à imprensa, na manhã de ontem, terça-feira, que vai denunciar o fato à corregedoria pública de Minas Gerais. Ele diz que a iniciativa do MP tem como objetivo prejudicar a candidatura de seu filho Tadeuzinho a deputado estadual, bem como a inviabilizar o vôlei Montes Claros, vice-campeão da Superliga nacional.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FUNORTE GARANTE VITÓRIA E VAI COM MORAL PARA O SEGUNDO TURNO DO MINEIRO DE JÚNIORES

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERTH HALLEY
REPÓRTER

O Funorte se reabilitou no campeonato mineiro de juniores. A equipe montes-clarense venceu o União de Itabirito por 3 x 1, gols de Cadu (2) e Gabriel, com Brayan descontando para o União, na tarde do último sábado, no estádio José Maria Melo, pela quinta rodada do primeiro turno da segunda fase.
O Funorte permanece na terceira colocação com nove pontos, mesmo número que o Cruzeiro, mas perde no critério

de saldo de gols.
Funorte jogou com: Lenilton, Fayllon, Marcus Vinícius, Ricardo, Iago, Cadú, Daniel, Felipe, Gabriel, Leo e Sebá. Entraram ainda: Ramon, Sávio, Rafael Felipe, Barbosa. Técnico Erivelto Martins.
União jogou com: Rafael, Sorín, Lucão, Vitão, Guilherme, Brayan, Felipinho, Jonathan, Júlio César, Jean e Matheus (Caetano). Técnico Vilmar Lopes.
O time montes-clarense já voltou aos treinos na manhã de hoje e já prepara para a jogo de volta contra o União, no próximo domingo, dia 22 de agosto, às 10h, no campo do União, em Itabirito, pela primeira rodada do segundo turno.
Os resultados da chave foram: Venda Nova 0 x4 Democrata de Sete Lagoas e Cruzeiro 4 x 1 Tupi.


Classificação Campeonato Mineiro – Chave A
Equipes PG J V E D GP GC S
1)Democrata 10 5 3 1 1 13 8 5
2) Cruzeiro 9 5 3 0 2 15 8 7
3) Funorte 9 5 3 0 2 9 7 2
4) Venda Nova 6 5 2 0 3 8 12 -4
5) Tupi 6 5 2 0 3 8 13 -5
6) União 4 5 1 1 3 4 12 -8

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FUNORTE RECEBE AMANHÃ O UNIÃO DE ITABIRITO EM BUSCA DA REABILITAÇÃO NO MINEIRO DE JÚNIOR

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórter

Após a derrota para o Tupi, no último sábado, em Juiz de Fora, o Funorte busca amanhã, às 15h, no estádio José Maria Melo, a reabilitação diante do União de Itabirito, pela quinta rodada do campeonato mineiro de júnior. A equipe montes-clarense ocupa a terceira colocação com seis pontos e busca a liderança da chave.
O treinador Erivelto Martins comandou um coletivo na manhã de quinta-feira no centro de treinamento, e deverá manter praticamente a mesma equipe que atuou contra o Tupi com exceção do goleiro Lenilton, que cumpriu suspensão pela expulsão contra o Cruzeiro, na vitória do Funorte por 3 x 0. O lateral Iago que se recupera de contusão poderá ser opção.

O time montes-clarense deverá atuar com: Lenilton, Fayllon, Marcus Vinícius, Ramon (Iago), Cadu, Felipe, Daniel, Gabriel, Leo e Reafael Felipe.

Também hoje, às 10h, no campo do Esporte Clube Minas Gerais, jogam Venda Nova x Democrata de Sete Lagoas. E às 15h, Cruzeiro e Tupi, na Toca da Raposa I.

EM MONTES CLAROS-ANESTESISTAS ESTÃO LUCRANDO COM A GREVE, SEGUNDO SECRETÁRIO DE SAÚDE

FOTOS XU MEDEIROS/DIVULGAÇÃO
Samuel Nunes
Repórter

O secretário municipal de Saúde, José Geraldo de Freitas Drummond, em entrevista a O NORTE, na manhã de ontem, 12, disse que os anestesistas aumentaram os ganhos com a greve, que já dura praticamente 10 meses, uma vez que estão realizando as cirurgias de forma particular e, o mais grave, de acordo com ele, utilizando a estrutura dos hospitais, que é disponibilizada através de recursos do Sus - Sistema único de saúde.

Segundo o secretário, os hospitais estão discriminando pacientes do Sus, à medida que escolhem pacientes para ser atendidos. Drummond disse que a secretaria municipal de Saúde se reunirá com os hospitais a fim de elaborar um novo contrato de prestação de serviço.
Ainda em relação aos anestesistas, o secretário espera que providências sejam tomadas diante da ação civil e criminal encaminhada ao promotor Paulo Vinícius pelo conselho municipal de Saúde, em decisão tomada no final do mês de julho.
Sobre denúncia do presidente da câmara municip
al, Athos Mameluque (PMDB), de atraso há sete meses no repasse de R$ 180 mil ao hospital Aroldo Tourinho, José Geraldo afirmou que o prefeito Tadeu Leite fez um acordo com os hospitais para pagar neste mês de agosto o referente ao mês de julho. Já o débito anterior deve ser renegociado, segundo o secretário.
O NORTE tentou entrar em contato com o coordenador dos anestesistas, Ronaldo Soares Júnior, na manhã de ontem, para saber da sua versão sobre as declarações do secretário. Entretanto, a informação é que ele estava no bloco cirúrgico, sem previsão para falar com a reportagem.

CONSELHO TUTELAR PRESSIONAM VEREADORES A DERRUBAR O VETO DO PREFEITO

FOTOS XU MEDEIROS
SAMUEL NUNES
REPÓRTER


Conselheiros tutelares entregaram aos vereadores ofício no qual manifestam insatisfação diante do veto parcial das emendas ao projeto de lei n° 64/2010, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária e execução em 2011.

Wagner Adriano de Souza, conselheiro tutelar da 2º região,
afirma que conta com o apoio da câmara municipal no sentido de rejeitar o vetodo prefeito e reafirmar as emendas propostas pelos vereadores, atendendo os anseios da população.


Conselheiros tutelares entregam ofício a vereadores
pedindo a derrubada do veto.

- A população foi ouvida na propositura das emendas em questão, principalmente aquelas que priorizam o atendimento a crianças e adolescentes no município - diz.

De acordo com ele, toda a população conta com os vereadores para a garantia de direitos já previstos na Carta Magna, pois as emendas propostas não ferem a Constituição e podem melhor adequar a destinação de orçamento já proposto no plano plurianual
- Vale ressaltar que não se pretende onerar o município, mas apenas remanejar recursos já existentes para custeio e realização de ações pontuais que garantam a prioridade absoluta e efetiva a favor de crianças e adolescentes - disse.

O presidente da comissão de constituição e justiça da câmara, Alfredo Ramos (PT), disse à reportagem de O NORTE que é preciso articulação com cada vereador para derrubar o veto, o que, na sua concepção, não .
é algo simples, pois é necessário no plenário maioria absoluta. Ramos afirmou ainda que a melhor saída é a participação popular, fazendo pressão social, o que pode ser feito mediante audiência pública.

De acordo com Alfredo Ramos, é preciso que o prefeito se convença de que as emendas são fundamentais e devem ser separadas uma a uma e negociadas com o executivo.

- É preciso discutir e priorizar cada emenda - afirma.

O vereador Claudim da prefeitura (PPS), por sua vez, disse que, neste contexto, a câmara tem a oportunidade de mostrar para a sociedade sua responsabilidade neste aspecto, rejeitando o veto do prefeito, uma vez que é fundamental priorizar alguns itens essenciais na gestão pública, como o cuidado e atenção com as crianças e adolescentes.

- Entendo como inovadoras todas as emendas inseridas no projeto do orçamento para 2011. Todas têm o seu valor e, por isso, merecem ser votadas pela câmara municipal - afirma.

Foi constituída uma comissão especial composta pelos vereadores Ildeu Maia (PP), pastor Altemar (PSC) e Claudim da prefeitura (PPS) para avaliar o veto e dar o parecer, a fim de este que vá a plenário para votação.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

QUILOMBOLAS É TEMA DE DEBATE EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL

FOTOS XU MEDEIROS
Anny Muriel
Repórter
Quilombola Maria das Neves: - meu sangue é o Brasil,
é preciso achar doutor pra curar.
Fomentar a discussão sobre a qualidade da assistência à saúde para a população negra e quilombola do Norte de Minas, bem como trazer uma reflexão sobre o combate ao racismo institucional e as vulnerabilidades e
m saúde: estes são os objetivos do II Seminário Interna
cional de Antropologia da Saúde Negra e Quilombola.

Cento e oitenta pessoas participam do evento, entre eles palestrantes norte-americanos, autoridades do ministério da Saúde e do conselho nacional de Saúde, além de acadêmicos e membros do movimento negro de Montes Cl
aros.

O professor de Antropologia da Saúde do curso de Medicina da Unimontes, Amaro Sérgio Marcos, fala da importância das discussões levantadas no seminário.

- A ideia é discutir a situação do povo negro da nossa região e alertar para uma atenção maior com os negros e comunidade quilombola, principalmente na área da saúde, onde infelizmente o atendimento deixa a desejar - diz.

Ontem, aconteceram palestras pela manhã e hoje o evento contará com mesas redondas e apresentação de relatos de experiências e trabalhos científicos. Ao todo, serão trinta e cinco trabalhos de participantes do Maranhão, Bahia e da Comunidade Quilombola de Buriti do Meio, da cidade de São Francisco.

Vestida à caráter, a artesã quilombola Maria das Neves Francisco Gonçalves Souza, 51 anos, afirma que são grandes as dificuldades e preconceitos sofridos pela população quilombolas e negra.
- Sou mãe de dezesseis filhos e somente sete estão vivos, isso se deve à falta de atendimento médico na minha comunidade, pois naquela época não existia um posto de saúde para fazer o pré-natal. Eu já vinha para Montes Claros com a criança morta no ventre. Até hoje não temos sequer um posto médico. Aualmente, com a ajuda da própria comunidade é que construímos um ponto de apoio, onde, de vez em quando, vai um clínico geral para atender o pessoal da associaçã
o - afirma a quilombola, que sustenta a família com seus trabalhos em argila, apesar de sofrer com um sério problema na coluna.
(foto divulgação)

- O médico pede que eu fique em repouso por causa do problema que tenho na coluna, mas, se eu repousar, quem vai colocar o pão na casa? - Indaga a quilombola.

A artesã afirma que recentemente foi repassada uma verba para a associação da comunidade, mas, segundo ouviu falar, o dinheiro foi desviado para outra área, o que impediu melhoria nas condições de atendimento no ponto de apoio. Mas, esperançosa, Maria das Neves acredita em dias melhores para seu povo.

- Confesso estar muito satisfeita com a realização deste seminário, porque assim as pessoas ficam a par da real situação que os negros da nossa região vivem. É uma forma de apelar para as autoridades, pois não dá para a gente seguir sozinho e infelizmente a saúde da população do negro e dos quilombolas da nossa região precisa melhorar muito. Falta a devida atenção que nossasfamílias merecem - diz a quilombola da comunidade de Buriti do Meio.

Ela afirma ainda que, caso tivesse oportunidade de emprego para os negros da região, as dificuldades vividas pelos mesmos seriam menores, mas o preconceito ainda existe nos diversos meios.

O acadêmico de Medicina Adérito José Fernando, 29 anos, por exemplo, diz ter sido vítima de preconceito racial várias vezes.

- As pessoas ainda não acreditam que uma pessoa negra possa ser médico. Para muitos, ainda não é comum um negro cursar medicina. Até mesmo os próprios pacientes ficam receosos e perguntam, surpresos, - Ah, você que é o médico mesmo? - conta.

Sobre o seminário, o acadêmico, natural de Moçambique, diz que toda esta discussão sobre saúde da população negra é um meio de fazer valer a reflexão, para debater as inúmeras questões que geralmente não são abordadas de forma geral na sociedade.

Após concluir o curso, Adérito pretende voltar para seu país, a fim de exercer a profissão junto aos seus, como forma de gratidão e realização profissional.

O evento vai até amanhã, no auditório do CCBS, prédio 06 da Unimontes.

PREMIAÇÃO PARA OS MELHORES TRABALHOS CIENTÍFICOS

O seminário premiará os cinco melhores trabalhos apresentados, além de conceder os prêmios de menção honrosa.

Os temas abordados nos trabalhos são:

- Saúde da população negra e quilombola
- Racismo institucional
- Vulnerabilidade em saúde
- Equidade e universalidade no SUS
- Antropologia da saúde
- Políticas públicas de saúde e saúde coletiva
- Inclusão social e saúde.