sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Programação marca para dia 17 a abertura das Festas de Agosto

FOTOS XU MEDEIROS/DIVULGAÇÃO
Eduardo Brasil
Colaboração para O BLOG>
A secretaria municipal de Cultura definiu a programação artístico-religiosa das Festas de Agosto. A abertura oficial será no próximo dia 17, às 19h30, na Galeria de Artes Godofredo Guedes, do Centro Cultural Hermes de Paula, com a exposição “Reinados e Impérios das Festas de Agosto”, mostrando as vestimentas e acessórios usados pelos grupos de catopês, marujos e caboclinhos.

Em seguida, às 20h30, no Teatro Cândido Canela, será gravado o piloto de um programa de auditório produzido pela TV Geraes, sobre as tradições que as festas reúnem e conservam. A programação das atividades religiosas – em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo – e artístico-culturais começa no dia 18, prosseguindo até o dia 22, na Avenida Coronel Prates, principalmente no entorno da Igrejinha do Rosário.
“Neste ano, a exemplo de 2009, criamos novos espaços para queo público possa acompanhar a programação de forma interativa e com mais conforto e segurança” ressalta o secretário de Cultura Ildeu Braúna, destacando, sobretudo, as “três arenas” que receberão as atrações culturais.

PALCOS

Além do palco principal, ao lado da Igrejinha do Rosário, para os shows musicais de Sérgio Andrade, integrante da Banda de Pau e Corda, Saulo Laranjeiras, Tino Gomes e Arnaldo Freitas, violeiro que faz sucesso no programa de Inezita Barroso, da TV Cultura, e para músicos da região, outros dois palcos serão montados na Praça de Alimentação, inovação inaugurada no ano passado, onde novamente serão montadas as barracas com bebidas e comidas típicas, e no extremo da avenida, local das barracas de artesanato, para apresentações folclóricas e
para-folclóricas.

No primeiro palco se apresentarão grupos musicais da zona rural de Montes Claros, serestas e expoentes da autêntica música regional do Norte de Minas. O segundo será exclusivo para os grupos de danças e de teatro, com destaque para apresentações especiais dos grupos “Rasgacêro e os Artêros Urbanos”, “Banzé”, “Bumba meu boi”, “Reis dos Cacêtes e Temerosos”, e de vários grupos de forró e quadrilha entre outros. Também neste local serão realizadas noites especiais para as manifestações de cultura negra. A programação inclui, ainda, comemorações diárias ao centenário de nascimento do poeta Cândido Canela.

DEBATES
O secretário de Cultura destaca ainda a realização do 14º Encontro de Cultura Popular e Educação, que abordará o tema “Justiça social, educação e cultura”, do Encontro Mineiro de Ternos de Congado, que neste ano terá a participação de oito grupos de congado de outras cidades do estado, além do lançamento de livros e do 1º Fórum de Turismo do Norte de Minas, em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia.

“É um evento importante para que outros circuitos mineiros tenham informações sobre um de nossos maiores patrimônios turísticos, que são, sem sombra de dúvida, as centenárias Festas de Agosto”, completa Ildeu Braúna, confiante de que neste ano o evento superará todas as expectativas.

“Estamos com uma programação muito especial e com uma estrutura arrojada que garantirão a esta edição das Festas de Agosto a condição de um
a das melhores já realizadas ao longo de toda a nossa história”.

Nenhum comentário: