quinta-feira, 29 de julho de 2010

programa do governo lula minha casa minha vida aquece construção civil em Montes Claros - MG

FOTOS XU MEDEIROS/DIVULGAÇÃO
Janaína Gonçalves
Repórter

O sonho de ter uma casa própria tem ganhado forma nos bair
ros de Montes Claros. Com incentivos do gov
erno federal, o progra

ma Minha Casa Minha Vida beneficia desde a classe A à
D, o que aquece o mercado de vários segmentos, como construção civil, comércio, serviços industriais, administração pública e serviços informais.
Dados do Sine - Sistema nacional de emp
regos revelam que só últimos três meses foram captados 311 vagas de empregos, das quais 1.257 candidatos foram encaminhados, sendo 159 colocados no mercado de trabalho.
Conforme a coordenadora do Sine, Magda Aparecida Silva,
36% das vagas foram destinadas à construção civil, 29% ao segmento de serviços, 18% para industria de transformação, 14% para o comércio e 3% para a administração pública.
- Ou seja, a construção civil é o segmento que continua aquecido na cidade. E tem sido tão significativa a oferta que empregados de todo o Norte de Minas vêm concorrer às vagas - diz.
Outro destaque, segundo a coordenadora, é o segmento de mineração.
- Estão abertas vagas para o município de Conceição do Mato Dentro. Com tanta oferta, a melhor forma de garantir uma vaga é se qualificando, pois este tem sido um dos impasses para que o empregado garanta sua vaga - afirma.
O Sine também realiza um trabalho direcionado para prestação de serviços informais. Segundo o idealizador e atendente do serviço Celso Afonso Mota, o sistema de contratação funciona de acordo com as exigências do empregador.
- Os interessados fazem o cadastro e, conforme vão surgindo as vagas, o atendente encaminha para o empregador. Boa parte da procura é por diarista, com referências profissionais e bons antecedentes - conta.
Maria de Fátima Pereira Aguiar, 39 anos, que trabalha há 15 anos como diarista, está na lista em busca de um novo emprego.
- Olha, mesmo com experiência, já vai fazer um bom tempo que estou desempregada - afirma.
Mas Rosilene Rodrigues Ferreira está confiante. Há dois meses sem emprego, ela já se cadastrou para a vaga de diarista.
- Cozinho e realizo todos os serviços domésticos. Agora, é esperar ser chamada - diz.
Para se cadastrar no Sine, o trabalhador deve levar a carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h.
Além do Sine, as agências de empregos particulares são outra opção, segundo o gerente Marcos Pimentel, que atende há mais de 20 anos o ramo de serviços informais para o município e encaminha a outros estados.
- Os períodos de maior procura são os meses de fevereiro e agosto - conclui.
A agência particular fica na Rua Grão Mogol, número 10, centro.

Nenhum comentário: