quarta-feira, 28 de julho de 2010

Academias de ginástica ficam praticamente vazias nas férias

fotos xu medeiros
Anny Muriel
Repórter

Em julho, mês de férias, o número de frequentadores nas academias costuma diminuir – é o que diz o proprietário da academia Atlética, Warley Fabrício Fernandes Pereira, que há seis anos está à frente do estabelecimento, com média de trezentos alunos.

- Com a chegada do tempo frio e das férias no meio do ano, muitos aluno

s, como os estudantes, por exemplo, retornam às suas cidades. Com isso, o movimento cai em torno de 40% - afirma o proprietário.
Warley Fernandes lembra que a prática de atividades físicas não pode ser deixada de lado durante este período, uma vez que é justamente neste intervalo de descanso que as pessoas tendem a adquirir mais peso.

Instrutor e professor de educação física, Kle
iton Fernandes dos Santos fala da importância da prática do exercício físico.

- Ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e, para os idosos que praticam, previne a osteosporose e garante melhor calcificação óssea, além de proporcionar a socialização, melhor estética corporal e condicionamento físico a todos os adepto
s da atividade - afirma o profissional.

XU MEDEIROS
Kleiton diz que a maioria dos frequentadores ainda é do sexo masculino, cerca de 70%.

É dentro dos outros 30% que está a administradora Poliane Batista Souza, 22 anos, frequentadora assídua da academia, ond
e faz aula todos os dias pela manhã.

- Há um ano faço malhação e procurei a academia porque pretendo perder peso e também pelo fato de me sentir mais disposta, cheiaa de energia. Com o exercício físico a gente trabalha melhor, se interage mais e levanta a minha autoestima, porque permite uma melhor performance física - afirma.

A atendente de telemarketing Valéria Magalhães, 25 anos, também se diz satisfeita com o resultado que obteve ao frequentar a academia, mas confessa que geralmente no mês de julho tende a se exercitar menos.

- Sempre tive vontade de adquirir massa muscular, ganhar um pouco mais de peso, e, com três anos de academia e ingestão de suplementos alimentares por indicação da nutricionista, consegui ganhar um pouco. Mas, no período de férias sempre fico um pouco mais desligada, acomodada mesmo - diz.

O professor Kleiton Fernandes diz que é preciso cautela na escolha da academia, que deve estar apta à realização dos exercícios físicos.

- Hoje é muito comum encontrar academias que não oferecem uma infraestrutura adequada para a prática dos exercícios físicos. É imprescindível a presença de profissionais qualificados e capacitados para o acompanhamento dos alunos, bem como a linha de aparelhagem, como os convergentes, que são os aparelhos mais sofisticados e modernos atualmente - explica Kleiton Fernandes.

Ele afirma ainda que a cada cinco meses é feita uma reavaliação do aluno, para observar seu desenvolvimento.

Segundo o professor, a presença de profissionais capacitados evita, por exemplo, lesões e simetria corporal ou encurtamento dos membros, o que, a longo prazo, prejudica em diversos distúrbios físicos.

O fisioterapeuta, por exemplo, é responsável por supervisionar a prática de atividade física, oferecendo ao aluno um acompanhamento especializado e priorizando a saúde.

De acordo com a fisioterapeuta Karine Ferreira Soares Menezes Neves, a participação deste profissional nas academias visa prescrever exercícios terapêuticos e preventivos, complementando o treino de acordo com a necessidade de cada aluno, como tratamento de tendinites, cervicalgias, lombalgias, alterações posturais, cuidados especiais para a terceira idade, entre outros.

Karine lembra ainda que a falta de acompanhamento do fisioterapeuta pode ocasionar o aparecimento de lesões durante a prática esportiva. Entre as mais comuns estão as dores nas costas, as tendinites (joelho, ombro, patelas), inflamações articulares e os estiramentos musculares.

Nenhum comentário: