quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

INDÚSTRIA DA MULTA ESTÁ DE VOLTA A MOC, AGORA COM APOIO DA PM

FOTOS XU MEDEIROS/FÁBIO MARÇAL
Rubens Santana
Repórter
Durante a campanha política ano passado, oentão candidato a prefeito Tadeu Leite (PMDB) prometeu, de viva voz, em várias comerciais e em debates, que iria acabar com a indústria da multa em Montes Claros, extinguindo a Transmontes no dia seguinte à posse.
Como toda promessa de campanha, três meses (e não um dia...) depois de assumir a prefeitura de Montes Claros, Tadeu extinguiu a Transmontes, mas, num passe de mágica, criou em seu lugar a genérica MCTrans, com as mesmas finalidades: dar prosseguimento às penalidades aos motoristas que cometem pequenas infrações no conturbado trânsito montes-clarense.
Dando mostras da vulnerabilidade e do descompromisso de sua administração, Tadeu Leite realizou, na manhã de ontem, terça-feira, uma reunião no seu gabinete para firmar uma parceira com a polícia militar exatamente para continuar cobrando as multas que prometia extinguir.
Segundo o prefeito, a solenidade “marca uma nova fase de parceria entre o município e o pelotão de trânsito da PM que, a partir desta data, está dividindo as responsabilidades de orientação e punição de infratores, quando necessário, juntamente com a MCTrans, dentro do perímetro urbano de Montes Claros”.
Com o pretexto de extinguir a Transmontes, Tadeu enviara à câmara municipal o projeto de lei 004, de 16 de março de 2009, acabando com a Empresa municipal de transportes e trânsito de Montes Claros e instituindo em seu lugar a MCTrans - Empresa municipal de planejamento, gestão e educação em trânsito e transporte de Montes Claros. Alguma diferença?
Sabendo que a indústria da multa voltaria, o presidente da MCTrans, Orlando Walter Camargo, contou que as tentativas para assinatura do convênio começaram em fevereiro e que foram prejudicadas pela mudança da cúpula da corporação.
Ele informa que o contrato tem validade de dois anos e pode ser renovado. Ainda de acordo com o presidente da MCTrans, serão repassados R$ 449 mil a serem investidos no pelotão de trânsito, que terá a responsabilidade de reciclar os agentes da MCTrans.
O prefeito declarou ainda que a assinatura do convênio “é um acontecimento importante que insere a PM como forte parceira do sistema de fiscalização do trânsito da cidade”. Tadeu afirma que, antes de punir os infratores, a empresa irá proceder ao aspecto educativo, através de campanhas para o condutor de veículos saber como deve portar-se. Essa campanha deverá ter início nos próximos dias.
O tenente coronel Franklin de Paula, comandante do 10° BPM, diz que 15 agentes da MCTrans já estão sendo treinados. Ele destaca a necessidade de uma parceria com a prefeitura, devido ao crescente fluxo de veículos no município. São 120 mil veículos, sendo mais de 53 mil motos.

Um comentário:

Joâo Soares disse...

Pequenas infrações???? A infração mais leve que há no CTB pode mostrar o grande desrespeito que se tem pela lei e por outras pessoas. Como, por exemplo: vaga de carga/descarga e vaga de deficientes. Para fazer valer a lei tem que ter fiscalização e os infratores devem ser punidos na forma da lei. Ora o brasileiro não é educadinho e não respeita as placas, seja de estacionamento, de limite de velocidade, etc. Ele só obedece se sentir no bolso. Esse "é só um minutinho" não deve ser tolerado, pois se for somando um minutinho mais um minutinho o resultado é horas e horas de fila dupla e estacionamento incorreto, por exemplo. Eles não abrem mão da comodidade, não querem ficar um pouco mais longe. Aí, por não admitir o erro, diz que "isso é uma indústria de multa". Oh, tem dó, né? Então deve se rasgar e queimar o CTB e cada um fazer o que quiser.