quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Gestores debatem sobre Fundo Municipal de Saúde

FOTOS DIVULGAÇÃO
JERÚSIA ARRUDA
REPÓRTER

O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS MG) e o Ministério da saúde reuniram, nesta quarta-feira, 02 de dezembro, representantes dos 104 municípios das macrorregiões Norte e Jequitinhonha para um amplo debate sobre gestão e organização de fundos de saúde.
O debate foi conduzido pelo coordenador do projeto de apoio a fundos de saúde do Ministério da Saúde, Nei Amorim, que falou sobre a aplicação de recursos do SUS e a organização e estruturação do Fundo Municipal de
Saúde. “Esses encontros estão sendo realizados em todo o Estado com a propostade auxiliar os municípios na gestão dos recursos da saúde, principalmente quanto à titularidade de recursos e prestação de contas”, ressalta.
Para o secretário de Taiobeiras e presidente do COSEMS, Célio Brito, o encontro é um oportunidade para os gestores esclarecer suas dúv idas. “A gestão de recursos é sempre um assunto delicado, já que existe toda uma legislação para conduzir os processos e os gestores precisam ficar atentos”, observa.
A diretora da GRS de Montes Claros, Olívia Pereira Loiola, diz que o conhecimento da legislação, aliado ao compromisso e responsabilidade é fundamental para uma gestão de resultados. “Os secretários precisam aproveitar cada oportunidade para atualizar conhecimentos para que possam desempenhar bem sua função pública, que é promover o bem comum de forma democrática e transparente. Esse seminário é uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas, principalmente àqueles que ainda têm dificuldades em se adequar à nova legislação”, avalia.
A diretora do COSEMS Diamantina e secretária de Carbonita, Silma de Lourdes Oliveira disse que o seminário é um bom momento para troca de experiências. “Minas é muito grande e alguns municípios estão muito distantes uns dos outros, mesmo pertencendo à mesma macrorregião e nesse encontro estamos tendo a oportunidade de compartilhar questionamentos e, juntos, e com a orientação do Ministério da Saúde, buscar respostas”.
O prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Teixeira diz que o trabalho do COSEMS na região tem facilitado muito a administração municipal na área da saúde. “Com o acompanhamento do COSEMS, os secretários de saúde estão bem orientados e as políticas públicas de saúde estão sendo executadas pelos municípios de forma mais efetiva”.
O seminário encerrou às 17 horas, com uma plenária, onde os gestores tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e esclarecer dúvidas quanto à organização do Fundo Municipal de Saúde.

Nenhum comentário: