terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Proposta do Museu Regional do Norte de Minas será apresentada em encontro em Belo Horizonte

FOTOS ALEXANDER SEZKO
A Universidade Estadual de Montes Claros será uma das instituições participantes do 3º Encontro Estadual de Museus, que acontecerá em Belo Horizonte, a partir desta quarta-feira (9). Durante o evento - até sext
a-feira (11) -, será apresentada a experiência da Unimontes na área com a implantação do Museu Regional do Norte de Minas, a ser instalado no antigo Casarão da Fafil. O prédio, construído em 1889, passou por uma reforma completa, tendo sido reinaugurado em setembro último, com a visita do vice-governador, Antonio Anastasia.

As atividades acontecerão no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por iniciativa da Superintendência de Museus, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. O objetivo é debater as perspectivas de atuação do sistema estadual de museus no processo de requalificação e implantação das instituições do segmento.

A Unimontes será representada pela professora Raquel Helena de Mendonça e Paula, coordenadora de Extensão Cultural - da Pró-Reitoria de Extensão. Na sexta-feira, às 14 horas, ela participará do painel “Implantação e requalificação de museus em Minas Gerais”, juntamente com representantes do Museu da Anistia (Belo Horizonte) e do Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora).

Na oportunidade, estará abordando as atividades de montagem do acervo e os objetivos do Museu Regional do Norte de Minas. Atualmente, estão sendo elaborados os projetos museográfico - que estabelece como serão dispostos os mobiliários das exposições -; e de museologia – que contêm os eixos temáticos que conduzirão toda a análise do acervo, entre os quais, a história e as questões ambientais da região. Também estão sendo desenvolvidos os projetos luminotécnico – que dispõe sobre a forma como serão iluminadas as salas e cada objeto do acervo – e de segurança, abrangendo todos os equipamentos necessários para conservação e proteção do prédio e do acervo.

CASARÃO RESTAURADO - Visando a implantação do Museu Regional, o Casarão da Fafil, localizado na rua Coronel Celestino, 75, no centro histórico de Montes Claros, foi totalmente restaurado. A obra envolveu recursos da ordem de R$ 1.077.644,66, viabilizados pelo Governo de Minas junto ao Programa “Cemig Cultural” e ao “Instituto Oi Futuro”, através da “Lei Rouanet”. A solenidade de reinauguração foi presidida pelo vice governador Antonio Anastasia, juntamente com o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, em 23 de setembro último. No prédio, foi instalada a sede provisória do Centro de Estudos para a Convivência com a Seca.
ASCOM

Nenhum comentário: