FOTOS XU MEDEIROS
JANAINA GONÇALVES
REPÓRTER
Dezembro é o mês que traz aos comerciantes a esperança de melhorar as vendas. No ano passado, houve impactos negativos no mercado, mas neste ano, após a crise e com a aproximação das festas de fim de ano, o comércio está forte e dinâmico, esperando resultados satisfatórios, com um natal bem mais gordo.
Conforme o vendedor Itamar Barbosa Coelho, da loja de eletrodomésticos Ricardo Eletro, a prorrogação do IPI para as linhas branca e marrom, e agora extensão para móveis, está favorecendo o aumento das vendas.
- Se comparado ao mesmo período no ano passado, em 2009 terei um crescimento de 100% das vendas. Já a loja chegará a um saldo positivo de 30%.
A procura pelas promoções de natal, que enchem os olhos dos consumidores, está movimentando as lojas no centro e nos shoppings da cidade. Os clientes esperam pelos preços mais baixos na hora da compra.
O clima é aquecido pela data, juntamente com a primeira parcela do 13º salário, que favorece o consumo e bons resultados para os lojistas.
- A pesquisa de preço é a melhor opção para comprar algo que agrade tanto o bolso como o produto de escolha, revela o cliente Carlúcio Rodrigues Pereira, autônomo, que aproveitou para presentear a família com um computador.
Os empresários deste segmento começam a se posicionar de forma estratégica, usando a sua percepção para conseguir atrair a clientela no momento em que a concorrência fica muito mais acirrada.
- Esse é o momento para que os lojistas possam colocar em prática as suas ações e conseguir alcançar os resultados esperados, comenta o gerente da loja Ei Magazine, Edmar Napoleão Machado.
Machado explica que desde janeiro a loja já começou a se preparar para o fim de ano, por ser uma data que vende 40% mais, em relação a outras datas comemorativas.
- Trabalhamos com segmento que atende desde criança até idosos, além de cama, mesa e banho. Aqui, os clientes encontrarão produtos que variam de R$ 0,99 a R$250,00.
Além das ofertas, as lojas também oferecem várias formas de pagamento, podendo variar de 02 a 18 vezes no cartão sem juros, dependendo da compra.
- Aproveitei as promoções das roupas para comprar uma calça, o preço está bom, comentou o estudante Jonas Altamir Mendes Silva.
Para esperar essa data, foi ampliado o horário de funcionamento do comércio. A mudança deve continuar até o final do ano, pensando naqueles consumidores que acabam fazendo as compras de natal na última hora. A intenção neste natal de 2009 é movimentar a economia local e fazer a população esquecer da crise financeira.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário