sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

GRUPO ZABELÊ LANÇA CD DUPLO EM COMEMORAÇÃO AOS 15 ANOS

FOTOS ZABELÊ
HEBERTH HALLEY
REPÓRTER
O grupo de Danças Folclóricas Zabelê do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez completa 15 anos. Dentro das comemorações o grupo faz o lançamento do CD duplo, no próximo domingo, dia 06 de dezembro, às 20h, no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal).
Serão dois CDs que reunirão música
s que fazem parte da cultura de Montes Claros, Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Foram cinco meses de gravação.
Segundo a professora e coordenadora do grupo, a Maria Lúcia Macedo, a popular Lucinha, as músicas selecionadas para o CD são as que já fazem parte das apresentações e que já teve uma pesquisa na regi
ão.
- Com a gravação do CD a intenção do grupo é estimular o desenvolvimento cultural e a produção artística; preservar a memória cultural do Norte de Minas Gerais e vale do Jequitinhonha; favorecer o acesso às músicas, cantos e danças da cultura popular norte mineira; obter o recurso do CD como material didático nas escolas e estimular pesquisa folclórica e fazer com que os alunos identifiquem melodias, ritmos e danças do folclore da região – explica Lucinha Macedo, salientando que os alunos das escolas sempre perguntam sobre as músicas, de como podem aprender e esta seria uma maneira de divulgar a cultura popular do norte de Minas e o folclore que está se perdendo e a acredita que o interesse maior serão das escolas.
O CD reúne músicas mineiras, principalmente do Norte de Minas, como catopés, marujos e caboclinhos, além de faixas do Vale do Jequitinhonha, abordadas em pesquisas.
A primeira tiragem será de mil CDs que serão vendidos no valor de R$ 15, inclusive no dia do show de lançamento do CD que terá o valor de R$ 3.
Para o músico Mauro Xavier que há 12 anos faz parte do grupo é uma honra fazer parte desse do grupo e agora do CD e poder mostrar e difundir a cultura popular através de danças e cantos.
ZABELÊ
Fundado em 1994 no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, o grupo Folclórico Zabelê tem como finalidade desenvolver nos alunos a apreciação da cultura popular e mostrar aos povos os cantos e danças do folclore brasileiro, principalmente do norte de Minas Gerais. Participam crianças, adolescentes e professores de música. Coordenado pela professora Maria Lúcia Macedo Oliveira, o grupo realiza um trabalho de pesquisa, preservação e divulgação da nossa cultura, ampliando a experiência estética e transcendendo os limites artísticos e educacionais, contagiando assim outras atividades sociais.
Com pesquisas de Montes Claros, Vale do Jequitinhonha, Januária, Grão Mogol, São Francisco, Janaúba, Ubaí e outras regiões brasileiras, o grupo vem se apresentando nestes 15 anos em escolas, universidades, congressos, festivais, seminários, festas populares, praças, feiras e teatros.
Desde a sua implantação, o Zabelê se apresentou em várias cidades brasileiras, participou dos 9 festivais internacionais de folclore de Montes Claros, do 10º Festival Internacional de Gravataí (RS), do 10º Festival Internacional de San José (Uruguai). Trabalho este que vem sendo estudado e utilizado por alunos de escolas públicas, municipais, particulares e de universidades através dos conteúdos: artes, folclore, educação física, educação artística, história, ciências sociais, turismo e outros.
Atualmente, o grupo conta com a participação de 60 integrantes, entre crianças adolescentes e professores do Conservatório Estadual de música Lorenzo Fernandez.

Nenhum comentário: