terça-feira, 4 de agosto de 2009

Acadêmicos vivenciam práticas de eletrocardiograma

FOTOS JERUSIA ARRUDA
JERUSIA ARRUDA
REPÓRTER
De forma interativa, os alunos estudam as propriedades funcionais do coração e os princípios da eletrocardiografia através do laudo de seu próprio ECG

No último final de semana, acadêmicos do curso de especialização em Urgência e Emergência para Enfermeiros, realizado pelo Centro de Pós-graduação Soebras/Funorte, acompanharam o módulo sobre eletrocardiografia que é, na verdade, um marco do curso.
Ministrado pelo professor paulista, Dagoberto Rodrigues Corrêa, mestre em fisiologia cardiovascular, o módulo aborda os princípios da eletrocardiografia fundamentados pelas propriedades funcionais do coração e a iniciação para elaboração de laudo. “A proposta é capacitar profissionais da área da saúde a entender e interpretar o processo da eletrocardiografia utilizando conceitos de Fisiologia”, explica Larissa Dalianne Silveira, organizadora do curso.
Com carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e estudo dirigido através de eletrocardiograma (ECG), o módulo atraiu os alunos que se renderam às explicações do professor, inclusive na manhã de domingo. “O curso é uma forma interativa de aprendizagem, onde os alunos têm a oportunidade não só de estudar as propriedades funcionais do coração e os princípios da eletrocardiografia, mas também vivenciam as práticas de eletrocardiograma, através do laudo de seu próprio ECG”, argumenta o professor Dagoberto.
Durante o fim de semana, os acadêmicos estudaram o ritmo, freqüência, eixo, hipertrofia e alterações miocárdicas, fizeram o laudo de ECG dos colegas, analisando o significado do traçado. “A prática, aliada ao conhecimento teórico apreendido dá ao acadêmico um diferencial que abre portas. Além disso, a grande experiência do professor inspira confiança e facilita o aprendizado”, avalia Harley Medawar Leão, coordenador do curso.
Realizado pela Soebras/Funorte em parceria com a ACCA Cursos, o curso lato sensu em Urgência e Emergência para Enfermeiros acontece quinzenalmente, sempre aos finais de semana.

Nenhum comentário: