quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Morador desenvolve plantação de hortaliças e adubo diferenciado

FOTOS XU MEDEIROS

Janaína Gonçalves
Repórter

Verificar quais serão os ingredientes necessários para a preparação do adubo, escolher o que vai plantar, e realizar o processo de plantação. Esta é uma tarefa que vem sendo desenvolvida há quatro anos por Marco Aurélio Mendes, comerciante e acadêmico do curso de Engenharia ambiental, no Bairro Monte Carmelo, em Montes Claros.

Para ele, as hortaliças são por excelência fontes de vitaminas e sais minerais, substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo humano. Auxiliam a digestão e o funcionamento dos diversos órgãos, sendo consideradas alimentos protetores da saúde.O dia-a-dia do comerciante é aliado ao cultivo de alface, couve, cebolinha, salsa, milho.

s.

- O consumo de hortaliças serve para equilibrar a nutrição de vitaminas e minerais, e tem riqueza nutricional bem diversificadas - ressalta.

Uma hortaliça pode ser rica em um ou mais nutrientes e pobre em outros, segundo ele. Pequenas hortas a enxada ou qualquer equipamento que permita regar as plantas essenciais, sendo consideradas indispensáveis instrumentos como: enxadão, par, garfo, cavador reto, ancinho, sacho, pazinha de transplante, carro-de-mão.

Todas as hortaliças que possui são trocadas, através da compra do gás, no seu estabelecimento.

- Tento unir o prazer e o amor que tenho em cultivar hortaliças e agradar as pessoas com um produto que cultivei com tanto zelo – frisa Marco Aurélio.

A proposta do universitário e comerciante, além de alternativa, é ousada:

- Pretendo criar um adubo que ajude na produção de hortaliças, com características próprias para cada uma.

Na sua horta de 300 metros quadrados, todo resíduo é transformado em adubo, para sustentar o cultivo das hortaliças.

- Aqui é feito todo o processo, para que o adubo seja de qualidade, e prova disso são as hortaliças que, como a cebolinha, depois de um mês de plantio pode ser colhida - diz.

Marco Aurélio avalia que as plantas necessitam apenas ter no solo os componentes necessários ao seu desenvolvimento: nutrientes, água e oxigênio. O grau de exigência desses componentes varia principalmente em função da espécie de planta. As hortaliças, em geral, se caracterizam pela alta exigência desses três componentes.

Além disso, os fatores climáticos (luz, temperatura, umidade) são da maior importância na olericultura.

A adubação de hortaliças deve ser feita visando suprir praticamente todas as necessidades nutricionais da planta, pelo menos em macro nutrientes.

Para o agricultor, o adubo orgânico e vegetal é importante para o cultivo de hortaliças. Mesmo para o fornecimento de nutrientes que, na maioria dos casos é pobre, pela melhoria das condições físicas do solo que impõe.

Além disso, o adubo melhora a vida macrobiológica do solo, favorecendo a sobrevivência de minhocas, fungos e bactérias benéficas. Fornece ainda micronutrientes às culturas e favorece a absorção de nutrientes proveniente de outras fonte.

Um comentário:

Hortalicio disse...

Muito bonita sua horta Marco Aurélio.
Tenho esta mesma paixão pelas hortaliças, gostaria de saber como faço pra espulgar o esterco de gado, pois ele leva pra horta as ervas daninhas, como por exemplo a famosa "tiririca". Peço sua ajuda em como preparar um bom adubo orgânico, pois não gosto de usar adubo quimico e agrotóxicos na minha horta.