sexta-feira, 24 de julho de 2009

NOTA À IMPRENSA EM 24.07.2009

Em relação a fato ocorrido no Pronto Socorro do Hospital Universitário Clemente de Faria, em 21/07/2009, envolvendo um paciente que demandou atendimento psiquiátrico, a direção da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) oferece à imprensa e à população os seguintes esclarecimentos:

1. O Hospital Universitário Clemente de Faria passou a integrar a Rede de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais, oficialmente, a partir da publicação da Portaria SES/MG nº. 1771, de 13/02/2009. A contratação deste hospital com a rede de urgência e emergência é de atender as seguintes áreas: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia e Traumato-ortopedia.

2. Na parceria estabelecida com o Município de Montes Claros e com a Secretaria de Estado de Saúde não foi pactuada nenhuma forma de atendimento em urgência e emergência na área psiquiátrica.

3. O HUCF dispõe de 12 leitos psiquiátricos para internação eletiva, ou seja, programada. Os horários de internações são de 7h às 9h e de 13h às 15h para pacientes com transtorno mental já avaliados pelos CAPS – Centros de Apoio Psicossocial.

4. A gestão dos CAPS fica a cargo do Município. Assim, o controle dos leitos é feito por intermédio dos referidos Centros de Apoio. Á medida que um paciente recebe alta, é promovida a comunicação ao CAPS, que encaminha outro paciente para internação, dentro de horário previamente estabelecido.

5. O Hospital Universitário não dispõe de capacidade instalada para internação de pacientes dependentes químicos. Por conta disso, está sendo providenciada a indispensável comunicação ao Ministério Público.

6. Portanto, ao contrário do que foi divulgado, o Hospital Universitário Clemente de Faria não cometeu nenhuma falha. Os nossos profissionais observaram devidamente os procedimentos, a fim de assegurar que o paciente recebesse o encaminhamento e a assistência adequada.

7. Em momento algum, deixou de ser observada qualquer norma que viesse comprometer a qualidade do atendimento oferecido pelo Hospital Universitário a todos os pacientes do SUS.

8. A humanização do atendimento permanece como valor inalterado no HUCF, cuja qualidade é reconhecida através de títulos nacionais e internacionais, zelando para oferecer à população regional, especialmente aos segurados do Sistema Único de Saúde, uma assistência cada vez melhor.

A direção da UNIMONTES e do Hospital Universitário Clemente de Faria encontra-se à inteira disposição para oferecer quaisquer outros esclarecimentos e informações.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIMONTES

Nenhum comentário: