terça-feira, 14 de julho de 2009

Recrutamento e Seleção no contexto do ambiente de trabalho

JERUSIA ARRUDA
REPÓRTER
Contratar a pessoa certa, demitir sem traumas, gerenciar pessoas, são ações que representam um desafio constante para profissionais de todos as áreas.
Buscando se preparar para enfrentar esse desafio, cerca de trinta profissionais de diversas áreas, participaram, neste sábado, 11/07, do curso de Recrutamento e Seleção no contexto do ambiente de trabalho.
O curso faz parte da grade curricular da especialização lato sensu em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial, realizado pela Soebras/Funorte em parceria com a ACCA Cursos, em Montes Claros.
De acordo com a professora, a psicóloga Beatriz Santarossa, o mercado atual precisa de profissionais que compreendam a necessidade da empresa em que trabalha. “Ao recrutar novos funcionários, por exemplo, o profissional que ocupa cargo de chefia precisa estar preparado para fazer uma entrevista e identificar nas pessoas entrevistadas aquela que tem as características necessárias para ocupar a vaga. Essa participação é fundamental para alinhar o quadro de funcionários com o perfil da empresa”, pondera.
Segundo a psicóloga, que também é diretora de uma empresa de recrutamento e seleção de pessoal, a participação das lideranças da empresa no processo de seleção de pessoal é fundamental. “Essa já não é mais uma tarefa apenas do setor de RH (Recursos Humanos). Uma entrevista bem conduzida pelo gerente do setor onde está sendo oferecida a vaga pode descobrir potencialidades que poderiam passar despercebidas na avaliação mais técnica”, ressalta.
O acadêmico Cláudio Amorim diz que as aulas sobre o tema foram extremamente calorosas. “Todos temos uma experiência para compartilhar e isso gera debate. O resultado é um aprendizado amplo, com práticas reais para avaliação. Isso é muito enriquecedor”, avalia.
Segundo Cláudio Amorim, pela sua experiência prática, saber analisar as informações de um currículo é fundamental no primeiro contato. “Nem sempre o que está escrito no currículo é real e informações específicas importantes para uma determinada empresas podem não ser citadas, então, precisamos estar preparados para saber identificar o profissional certo”, completa.
A Diretora da ACCA Cursos e coordenadora da especialização em Gestão de Pessoas , Ana Cristina Amorim diz que o recrutamento nunca foi tão importante para uma empresa como agora, quando se estão investindo na prática integrada para alcançar melhores resultados. ”É importante que o profissional busque se especializar e esteja apto, não só para atender às exigências do mercado de trabalho, mas principalmente para encontrar a realização profissional. As empresas estão cada vez mais valorizando o ser humano, ou seja, avaliando também o potencial emocional e intelectual e é imprescindível que profissional esteja numa fina sintonia com essa nova tendência”, conclui.

Nenhum comentário: