sexta-feira, 10 de julho de 2009

XVI EXPOITA: festa para entrar na história

FOTOS DIVULGAÇÃO
ERNANI FROES
REPÓRTER
Aconteceu de 01 a 05 de julho, em Itamarandiba, a XVI EXPOITA a maior e melhor festa de rodeio do Vale do Jequitinhonha. O evento que já é tradição na região e tem crescido e tomado proporções a nível estadual e nacional.
Com atrações que agradaram crianças, jovens e adultos a XVI Expoita foi sucesso desde o primeiro dia e com toda certeza uma das melhores festas dos últimos anos. A Prefeitura Municipal presenteou itamarandibanos e amigos com um excelente evento que contou, não somente com montarias em touros e cavalos, mas, també
m concurso de marcha, cavalgadas, desfile das amazonas, rodeio mirim, supercross, Itamanguaça, shows musicais e pirotécnicos, muita gente bonita e uma excelente estrutura com arquibancadas, banheiros, tendas, galpão cultural, stands de p
rodutos regionais, parque de diversões, camarotes, 02 palcos, praça de alimentação e muita segurança.
O público pode pular, brincar e dançar muito ao som de artistas consagrados como Eduardo Costa, Marcelinho de Lima & Camargo, João Neto & Frederico, Bonde do Forró, Flavio Brasil, dentre outros. As bandas regionais também tiveram vez e fizeram, novamente, excelentes Shows. Os locutores de rodeio, Teco, Glaydson Rodrigues e Marco Brasil foram atrações à parte. Eles fizeram a multidão, que estavam nos camarotes ou arquibancadas, vibrarem a cada montaria nos touros ou cavalos. Entretanto, ao acabar as montarias as atenções e coreografias eram transferidas para um grande palco de onde shows, com artistas e bandas de estilos variados, animavam o povo até quase o dia clarear.
Visitantes ilustres
Durante o evento o Prefeito Tom Costa recebeu, em seu camarote, a visita de ilustres amigos e também de vários políticos, dentre eles, Prefeitos de cidades vizinhas, o Deputado Estadual Sargento Rodrigues, o diretor do Grupo Rima, Dr. Bernardo Vasconcelos, o Diretor do IDENE, Dr. Luiz Henrique Maia Santiago e a produtora da TV Alterosa, Vitória Leite.
A Expoita tem crescido consideravelmente a cada ano e na sua 16ª edição, com a participação efetiva do povo itamarandibano e de muitos visitantes, teve um dos maiores público, até então registrado.
Todos os dias a multidão lotava o Parque, dentre essas
Participação popular pessoas estava o servidor público, Vinicius Farnezi, itamarandibano que mora há 10 anos em Belo Horizonte. Conhecedor da festa desde as primeiras edições, ele elogiou a estrutura e enfatizou “a cada edição a festa só melhora e é por isso que não perco uma. Esse ano foi ótimo e torço para que nos anos futuros esteja tão boa, ou melhor, que essa de 2009. Parabenizo a organização pelo excelente trabalho”.
A festa que já se tornou tradição no Vale do Jequitinhonha começa a se destacar também no cenário estadual e não seria exagero, que talvez até nacional. Prova disso são as irmãs paranaenses Orzeni Carvalho e Orzinelli Carvalho, que viajaram aproximadamente 1.500 quilômetros, de Artorga, Paraná, até Itamarandiba, para participarem do evento. “Tenho parentes aqui em Minas e sempre ouvi falar da Expoita e quando soube que seria no inicio de julho não pensei duas vezes para vir. Gostei tanto que pretendo um dia voltar. Se não fosse tão longe voltaria todos os anos.”, diz Orzeni.
Itamanguaça e supercross
A Expoita não é um evento restrito apenas ao Parque de Exposições com rodeio e exposições agropecuárias, ela também se expandiu por toda a cidade. Exemplo mais claro da expansão é a Turma da Itamanguaça que todos os anos, no sábado da festa, lota o Largo do Souza, região central da cidade. Com apoio da Prefeitura Municipal, é montado no lugar um palco e ali jovens se aglomeram para curtirem shows com bandas regionais. A brincadeira é contagiante e a alegria toma conta do Largo.
Outro evento, paralelo, a Expoita é o supercross. No interior do Parque existe uma pista onde são realizadas competições de alto nível. Durante a Expoita, no domingo, aconteceu a 7ª etapa da Copa Brasil de Supercross. Para a felicidade dos itamarandibanos, a conterrânea Tauane Fernandes, mais uma vez deu show de pilotagem, e venceu na categoria intermediária B.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, apóia a Turma da Itamanguaça e o supercross porque, segundo o prefeito Tom Costa, tão importante quanto fazer o resgate cultural é manter a tradição; e a Turma da Itamanguaça e o supercross já são tradicionais na Expoita.

Nenhum comentário: