quinta-feira, 23 de julho de 2009

MOTORISTAS RECLAMA DA REFORMA NA BR-365

FOTO MANOEL FREITAS
RENATA MARTINS
REPÓRTER
Sete horas da manhã! E José Nilton tem pela frente uma fila de carros. Todos parados. Ele e os colegas aproveitam o tempo para tomar café da manhã fornecido por uma vendedora ambulante. As obras de restauração da BR-135 estão testando a paciência dos motoristas. Para percorrer cerca de 50 quilômetros entre Montes Claros e Bocaiúva, os condutores gastam, em média, duas horas.
O caminhoneiro Rui Aguiar conta que já passou por outras estradas em reforma e que a espera era menor. Mas pior ainda, é a espera de quem passou a noite trabalhando.
O policial militar Marcel Philipe Silva conta que saiu do serviço às 6 horas e que antes da reforma gastava 40 min para chegar em casa, agora gasta mais de 2 horas.
Para os que ainda vão trabalhar, o problema é o mesmo. A solução é mudar a rotina para compensar o atraso na viagem.
Alguns motoristas são mais pacientes. Acreditam que o transtorno de hoje vai se tornar benefício no futuro.
Ilídio Cruvinel, engenheiro, explica que a parada está incomodando, mas que depois que tiver pronto vai ser melhor. Também diz que o jeito é esperar.
Ao primeiro sinal que a pista vai ser liberada: ansiedade e alívio. É hora de calcular o tempo perdido.
José Nilton olha no relógio e diz que ficou parado mais de uma hora.
- Graças à Deus, parece que agora vai prosseguir - afirma.
A 30 quilômetros do local, mais motoristas aguardam. A segunda parada retem os veículos que trafegam no sentido contrário. Assim que o trânsito é liberado, os carros disparam. Mas é quase impossível escapar do fluxo intenso. Em alguns trechos, 20 quilômetros por hora é a velocidade máxima que automóvel consegue atingir.
De acordo com a polícia Rodoviária Federal, várias ações estão sendo feitas para manter a segurança na rodovia.
FOTO HEBERTH HALLEY

O inspetor da PRF, Lucimar de Cássio Silva explica que eles estão fiscalizando e que, em alguns casos, até autuando. Disse também que o motorista precisa ter paciência, permanecer na sua faixa e manter a velocidade baixa.
O DNIT informou que a demora ocorre porque a 1ª parada fica num trecho de subida. Os caminhões trafegam em baixa velocidade e retem os veículos pequenos, formando imensas filas. Foi informado, ainda, que uma obra desse porte não tem como ser feita de outra maneira e que não há estradas alternativas entre Montes Claros e Bocaiuva.
O DNIT orienta que quem quiser ir de Montes Claros para Belo Horizonte deve evitar a BR-135. A alternativa seria passar por Pirapora e pegar a BR-040. O desvio aumenta o percurso em 70 quilômetros. O trecho que corresponde à primeira parada deve ficar pronto em 15 dias. As obras de restauração da estrada até Bocaiuva vão até dezembro.

Nenhum comentário: