segunda-feira, 1 de junho de 2009

MONTESCLARENSE ESTAVA EM AVIÃO QUE DESAPARECEU

FOTO XU MEDEIROS/FOTOS FAMILIA
Renata Martins
Repórter
A família confirmou que Hilton Jadir Silveira Souza, 50 anos, estava no vôo AF 447, da Air France, que desapareceu no Oceano Atlântico. Hilton nasceu em Montes Claros e é engenheiro da Petrobrás. Ele ia para Alemanha a serviço da empresa.
O Airbus 330-200 sumiu dos radares no domingo, 31, por volta das 23 h. A aeronave deveria ter pousado no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, às 6 h desta segunda-feira.
ENGENHEIRO
De acordo com a irmã de Hilton, Leomir Silveira Avelino, o irmão era casado a 24 anos com Maria dos Anjos Silveira e tinha dois filhos: Lucas e Ludmilla. A família do montesclarense mora no Bairro Botafogo no estado do Rio de Janeiro.
Em Montes Claros os pais José Noberto Souza, 81 anos e Maria Raimunda Souza, 71, moram na Rua Monte Castelo, número 351, Bairro Santa Rita. Eles afirmam serem pais de oito filhos, Hilton era um do mais velhos.
O homem esteve em Montes Claros pela última vez em fevereiro deste ano, a irmã afirma que ele veio a cidade para acompanhar o campionato mineiro.
Torcedor do Cruzeiro esporte clube, ele foi a Belo Horizonte acompanhar uma partida no estádio do Mineirão, em seguida retornou a cidade onde ficou cinco dias.
Hilton era eletricista e fez doutorado em turbina, depois do curso começou a trabalhar para a Petrobrás. A família tem esperanças de que o homem seja encontrado vivo.
O irmão Gildásio Silveira Souza, afirma que a família não vai deixar as esperanças morrerem e confiam que Hilton está vivo.
- Meu irmão é forte e guerreiro ele vai está vivo – afirma.
AIR FRANCE
A companhia Air France informou que o Airbus que sumiu sobre o Oceano Atlântico quando ia do Rio de Janeiro a Paris mandou uma mensagem automática às 2h14 GMT de domingo em Brasília avisando sobre uma pane elétrica.O aviso foi mandado depois que o avião comercial, um Airbus 330-200, atravessou uma área de tempestade, em que enfrentou forte turbulência.
François Brousse, diretor de comunicação da empresa, disse em Paris que a hipótese mais provável é que a aeronave tenha sido atingida por um raio.
O diretor-executivo da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, disse que possivelmente se está diante de uma catástrofe aérea.
O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado às 6h10 - horário de Brasília no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.
AVIÃO
Entre os 216 passageiros, há um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens . A companhia disse que a aeronave estava em uso desde 2005, tinha 18.870 horas de vôo e passou por manutenção técnica pela última vez em 16 de abril .
O ministério francês do interior disse que cerca de 60 dos passageiros seriam franceses. A imprensa francesa afirma que haveria passageiros de Marrocos, Itália e Líbano.
O comandante, segundo a Air France, tinha 11 mil horas de vôo. Os copilotos tinham 3 mil e 6,6 mil.
BUSCAS
A Aeronáutica está realizando as buscas pela aeronave. Segundo o assessor de imprensa da Aeronáutica, coronel Henry Munhoz, as buscas foram iniciadas ao nascer do sol.
Aeronaves da Força Aérea Brasileira, a partir de Fernando de Noronha, no sentido de Paris, buscam a aeronave desaparecida – afirma.
Segundo o coronel, o avião não foi detectado nos radares da Ilha do Sal, que fica no meio do caminho entre Brasil e Europa.
Em consequência disso, a Força Aérea Brasileira foi acionada durante a madrugada para que as buscas fossem iniciadas com o nascer do sol – afirma.
NOTA
- Air France lamenta informar que se encontra sem notícias do vôo AF 447 que efetuava a ligação entre Rio de Janeiro e Paris Charles de Gaulle, com chegada prevista às 11h15 da manhã - hora local.
O vôo decolou do Rio no dia 31 de maio às 19 horas locais. 216 passageiros estão a bordo. A tripulação é composta de 12 pessoas: três tripulantes técnicos e nove comissários.
Um toll free está disponível:
0800 881 2020 para o Brasil
0800 800 812 para a França,
e + 33 1 57 02 10 55 para outros países
A Air France divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas. Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle dois assim como no Salão Nobre do Galeão.
PRESIDENTE FRANCÊS
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse nesta segunda-feira, 1 que a chance de haver sobreviventes do vôo AF 447 da Air France, desaparecido no Oceano Atlântico enquanto voava do Rio de Janeiro a Paris, são escassas.
Sarkozy, que está no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para acompanhar a crise, disse que ainda não há elementos para determinar o que aconteceu com a aeronave.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bb,,, hoje tive a unica prova que eu precisava... Tá escrito eu sei... 2 bx