segunda-feira, 8 de junho de 2009

V Encontro Regional dos Povos do Cerrado discute ações para restauração do bioma

FOTOS DIVULGAÇÃO
“Construindo pontes entre os saberes para a restauração do cerrado”. Este é o tema principal do V Encontro Regional dos Povos do Cerrado, que começará nesta quarta-feira (10) - prosseguindo até sábado (13), no Centro de Convenções de Pirapora. A promoção é organizada por professores e acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ministrado no campus de Pirapora, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Um dos objetivos do evento, que conta, também, com a participação das prefeituras de Pirapora e Buritizeiro e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), é a discussão de soluções para os problemas que comprometem o fortalecimento de articulações políticas na conservação e o manejo adequado do cerrado. Este é considerado o segundo maior bioma do País.
Os coordenadores destacam que o V Encontro dos Povos do Cerrado representa “uma oportunidade para que as populações tradicionais, trabalhadores rurais, pesquisadores, Organizações Não-Governamentais (ONGs), pescadores, empresários e representantes públicos estejam unidos e concentrados na discussão participativa das estratégias para a restauração, conservação e o uso sustentável do cerrado”.
No programa, consta a realização de minicursos, mesas temáticas e mostra de trabalhos científicos. A solenidade de abertura oficial está prevista para esta quarta-feira, às 19 horas, devendo ser presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Logo em seguida, será instalada a mesa-redonda para abordagem do tema “Populações tradicionais no Brasil – Desafios no século XXI”, com a participação do professor Antônio Carlos Diegues, da Universidade de São Paulo (USP), e de José Nunes de Oliveira, prefeito de São João das Missões e integrante da reserva indígena Xacriabá, a maior de Minas Gerais, situada naquele município.
No mesmo dia, haverá a mesa intercultural “Populações Tradicionais no Norte de Minas Gerais: multiplicidade de territórios e desafios à permanência”, com a participação do professor Carlos Rodrigues Brandão, da Unicamp/UFU/Unimontes; do pescador artesanal Norberto dos Santos (no município de Três Marias); do representante da comunidade de Brejo dos Crioulos (São João da Ponte), Francisco Cordeiro Barbosa; e de Maria da Conceição Souza Silva, da Associação de Vazanteiros da Ilha do Retiro (Itacarambi).

No encerramento dos trabalhos ocorrerá a mesa “A captura do cerrado e a precarização de territórios: desafios à conservação e aos modos de vida do Cerrado”, com a participação dos professores Maria Geralda de Almeida, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Ricardo Ferreira Ribeiro, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas).
Entre quinta-feira e sábado, haverá, ainda, minicursos e atividades de campo. A apresentação dos trabalhos científicos também ocorrerá ao longo do evento, na forma de pôsteres. Paralela ao V Encontro, também no Centro de Convenções, será realizada a “Feira Regional de Economia Solidária: outra economia acontece”, organizada pela Sedese, contando com a participação de vários grupos de empreendimentos solidários do Norte de Minas que utilizam recursos do Cerrado e do rio São Francisco.
Além da exposição de produtos regionais, durante a feira, vão acontecer oficinas, com a discussão e planejamento de ações que venham incentivar e fortalecer o extrativismo sustentável e a economia solidária na região. A proposta do encontro é de reunir professores, acadêmicos e representantes de várias cidades da região como Japonvar, São João das Missões, Itacarambi, Januária, São João da Ponte, São Francisco, Montes Claros, Ibiaí e Buritizeiro, além de municípios de outras regiões do estado, como Uberlândia, Belo Horizonte e Ouro Preto e de outros estados. Os organizadores destacam a presença de uma comitiva de 40 representantes da Universidade Federal de Goiás (UFGO).

Nenhum comentário: