terça-feira, 16 de junho de 2009

Minas ultrapassa Paraná na produção de cana-de-açúcar

FOTOS DIVULGAÇÃO.
Minas Gerais vai se tornar o segundo maior produtor nacional de cana-de-açúcar. Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a safra 2009, o Estado irá produzir 53,9 milhões de toneladas e superar o Paraná. Segundo o IBGE, nos últimos dez anos, a produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais triplicou.
O Estado responde por 7,8% da produção nacional de cana. O levantamento leva em consideração a produção destinada à indústria de açúcar, álcool, cachaça e rapadura. O plantio utilizado para alimentação animal não está incluído no estudo. São Paulo continua na liderança brasileira da produção de cana-de-açúcar. A lista dos maiores produtores do Brasil também inclui Goiás (4º), Mato Grosso do Sul (5º) e Alagoas (6º
A produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais vai crescer 12,6% em relação ao ano passado, enquanto na média nacional o aumento na produção estimado é de 6,4%. Segundo o IBGE, a área a ser colhida em Minas Gerais neste ano irá registrar um crescimento de 11,4% em relação à safra passada, com um total de 677 mil hectares. O crescimento da área do país será de 5,6%.

“Ao mesmo tempo que teremos um aumento da produção de cana-de-açúcar, vamos registrar uma safra estável de grãos em relação ao ano passado. Isso mostra que as duas atividades não são concorrentes no Estado”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues. Segundo ele, nas regiões como o Noroeste, Norte e Central, a área plantada com grãos aumentou, compensando a troca pela cana-de-açúcar em algumas áreas de regiões como o Triângulo Mineiro. “Além disso, temos 25 milhões de hectares com pastagens e uma parte delas está sendo usada para o plantio de canaviais”, afirma o secretário.
Com exceção da Zona da Mata, todas as regiões de Minas Gerais terão crescimento na produção de cana-de-açúcar, com destaque para o Centro-Oeste que vai apresentar um aumento de 24,7% na produção. O Triângulo Mineiro, que neste ano vai colher 34,5 milhões de toneladas, lidera a produção mineira. A região concentra os cinco municípios com a maior produção do Estado: Uberaba, Conceição das Alagoas, Canápolis, Frutal e Ituiutaba.
Segundo o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar), o Triângulo Mineiro concentra a maioria das usinas do Estado. São dezesseis em funcionamento e outras seis devem entrar em operação até o final de 2010.
Agência Minas

Nenhum comentário: