FOTOS XU MEDEIROS/PETROBRAS
Oliveira Júnior Repórter
JANAÚBA A Petrobras planeja a aquisição de uma esmagadora de mamona visando o fornecimento de matéria-prima para a usina de biodiesel instalada na cidade de Montes Claros. Esse anúncio foi dito pelo gerente de Suprimento da Petrobrás, Onésimo de Faria Azevedo, durante o lançamento do programa regional de produção de oleaginosas, evento este ocorrido na terça-feira, dia 2, no parque de exposições de Janaúba, onde acontece a 28ª Exposição Agropecuária.
De acordo com Onésimo Azevedo, a esmagadora poderá ser implantada no município de Janaúba, a pedido do prefeito José Benedito Nunes Neto (PT) e da classe produtora. A escolha por Janaúba leva se em consideração o fato de que o município é tronco rodoviário da microrregião da Serra Geral de Minas de onde deverá ser originada a maior parte de mamona e outras oleaginosas a serem fornecidas para a usina. Ele não informou quando haverá a aquisição do maquinário, mas acredita que deva ser em breve, ainda neste ano.
11 MILHÕES DE LITROS -- Na sexta-feira da semana passada a usina da Petrobras instalada em Montes Claros negociou, através de leilão, 11 milhões de litros de biodiesel e a próxima venda nesse sistema pode ocorrer em outubro deste ano. Onésimo Azevedo explicou que a produção está em torno de 150 mil litros por dia. “Essa usina é para produzir o petróleo verde”, comentou o dirigente ao enfatizar que um dos pontos principais do programa é valorizar a agricultura familiar. No mínimo 30% da aquisição de oleaginosa para a usina do Norte de Minas deverão ser originários da agricultura familiar.
Isso, segundo José Aparecido Mendes dos Santos, vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, faz com que “o pequeno um dia seja grande”, desde que lhe seja concedida a devida ajuda para continuar a produzir. José Aparecido cita que desde 2007 a diretoria do Sindicato inclui a Agricultura Familiar na Exposição Agropecuária de Janaúba de maneira a ter a participação efetiva do homem do campo, do agricultor familiar, no agronegócio.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário