quinta-feira, 4 de junho de 2009

Milho que ajuda na renda das famílias se transforma em guloseimas

Fredi Mendes
Repórter
O evento ultrapassou as fronteiras de Bocaiuva, despertando o interesse dos turistas de várias cidades, que buscam diversão animada e com jeitinho de "coisas da roça
Alegria, música e comida farta para homenagear um dos símbolos da agricultura norte mineira: o milho. O cereal está entre as principais fontes de alimento da população e dos animais em geral. Em Bocaiuva, de acordo com a Emater, foram plantados 3.800 hectares e a produção chegou a 3.648 toneladas.
Parte do que é colhido a cada safra é reservada para se transformar em deliciosas iguarias da culinária à base de milho. Os visitantes vão saborear mais de 30 pratos típicos como pamonhas, curau, bolos, cuszuz...Enfim, os mais variados doces e salgados, que em comum têm apenas a higiene, o carinho e o talento de quituteiras pra lá de habilidosas
De acordo como o secretário de Cultura e Turismo, Maurício Figueiredo, as delícias serão vendidas em 45 barraquinhas, que vão ser montadas na Praça da Matriz. Cada uma representando 20 comunidades rurais de Bocaiuva.
- Para garantir o sucesso da Festa do Milho é fundamental o envolvimento de todas as secretarias da prefeitura e da Emater - explica Maurício.
Durante os três dias da Festa do Milho, shows serão realizados sempre depois das nove da noite. Os ritmos que vão passar pela Praça da Matriz são variados: MPB, axé, sertaneja e forró. Sem contar na apresentação de duas das mais importantes e premiadas quadrilhas juninas da região: o Arraiá do Bambuzá e Arraia do Cafezá. Os grupos ensaiam o ano todo para garantir uma coreografia original e bem ritmada.
O secretário lembra ainda como tudo começou: a festa foi criada pela primeira vez na gestão do Ricardo Veloso. Desde o início sempre agradou, atraindo muito gente.
- A Festa do Milho busca resgatar e valorizar o trabalho do agricultor, do povo do campo - finaliza o prefeito Ricardo Veloso.

Nenhum comentário: