quarta-feira, 24 de junho de 2009

COOPAGRO DE MOC COMEMORA 54 ANOS E LEMBRA O DIA INTERNACIONAL DO LEITE

FOTOS XU MEDEIROS
Janaína Gonçalves
Repórter
Alimento nutritivo, rico em proteínas, vitaminas, gorduras e cálcio, estas são umas das principais características do leite. Hoje é o dia dedicado a este nutriente tão importante para nossa saúde, a Coopagro de Montes Claros, tem grandes motivos para comemorar esta data.
De acordo com o diretor administrativo Cláudio Geraldo Lopes, a cooperativa completa 54 anos de atuação na cidade, e durante este período houve muitas dificuldades e conquistas.
-A atual gestão teve inicio em 2004, desde então, temos trabalhado no sentido de valorizar a cada vez mais o produtor rural, e, além disso, valorizar a produção do leite – conta.
O diretor analisa que no processo inicial de gestão, a cooperativa estava em crise, com uma baixa produção, ou seja, 6 mil litros de leite eram produzidos por dia, mas o esperado era atingir os 100 mil litros.
- Hoje temos uma produção diária que chega aos 35 litros dias, e a meta é que estes valores cresçam cada vez mais, para isso é necessário que haja uma maior participação e valorização da população pelo produto local. O dia dedicado ao leite é uma oportunidade de enfatizar que o município tem potencialidades necessárias para o crescimento do setor de lacticínio – afirma.

TRABALHO
Lopes conta que para atender a demanda da empresa, 400 produtores rurais fornecem o leite. A cooperativa atende a matriz e demais filiais, bem como a Coopleite, Coopri, a associação de produtores de leite de Jibóia, Jacaré, Aliança, Camarias, Juramento e Mucambinho.
Para que a produção chegue até o consumidor, 137 funcionários trabalham na usina. A equipe é responsável por cortar, untar, refrigerar, sem esquecer a higienização, usando máscara, luvas, botas, proteção para ouvidos. Essas são ações comuns destes profissionais, que transforma o leite e seus derivados, queijo, mussarela, no ponto de comercialização.
INSPEÇÃO
Para que todo processo ocorra de forma segura e correta, a Coopagro conta com uma veterinária e uma técnica em lacticínio. Desde a chegada do leite até o ponto de ir para os supermercados o produto passa por vistoria.
Conforme a veterinária, Roberta Veloso a inspeção de tratamento do leite é de extrema importância para ter a garantia do produto de qualidade.
- A responsabilidade vai além de levar o produto para as prateleiras dos supermercados, por trás disso, está um alimento importante para a saúde das pessoas e que precisa de cuidados básicos - avalia.
Quem reforça esta idéia é a técnica de lacticínio, Michele Cristina Vieira que acompanha de perto toda a produção do leite e seus derivados.
- A cooperativa é um meio de contribuição para o produtor rural, além disso, fortalece o comércio da cidade – conta.
A técnica afirma que o leite é considerado um alimento funcional, ou seja, além das suas propriedades nutricionais, contém componentes que afetam de forma positiva em uma ou mais funções orgânicas.
- Ele tem propriedades muito particulares que auxiliam na manutenção da saúde e na prevenção de doenças sérias, como o controle de peso conhecido como obesidade, prevenção de osteoporose, flora intestinal, câncer, diabetes tipo dois. Além de pressão sanguínea, derrame e doenças cardíacas na gravidez - afirma.

Nenhum comentário: