quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Transitolândia instalada no Parque Municipal é sucesso ímpar entre crianças e adultos

Fotos Fábio Marçal
Railda Botelho
Repórter

Educação e Cidadania

O dia de domingo, 29 de janeiro, e de sol morno que fez em Montes Claros na última semana de férias escolares, foi bastante movimentado no interior do Parque Municipal Milton Prates. As crianças que estavam acompanhadas dos seus pais, avós e babás se esbaldavam com os seus carrinhos de brinquedos, velocípedes e bicicletas utilizando as vias e os sinais que compõem o projeto “Transitolândia” ou “Cidade Mirim” que foi instalado ali pela equipe da Empresa Municipal de Planejamento Gestão e Educação no Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans).

O objetivo consiste em educar o público infantil, que através do aprendizado consciente a respeito dos cuidados que se deve tomar no trânsito, acaba se transformando em um formador de opinião e multiplicador das informações recebidas junto aos amigos e colegas de escola. De acordo com as informações de um dos coordenadores do projeto, Helan Souza Prates, é preciso que a conscientização e o domínio de perigo já sejam previamente inculcados nas crianças desde agora quando serão os adultos das vias e rodovias de amanhã.

A MCTrans prepara, através das ações do projeto, apresentações de vídeos educativos e excursões que são promovidas pelas escolas em locais onde existam placas de sinalização bem como instruções de como atravessar uma via movimentada e os conceitos de mão e contramão que devem ser respeitados por motoristas e pedestres. “Eles passam a ler e entender os sinais sendo que posteriormente os transmite à família toda inclusive e aos irmãos menores”, explicou o agente educativo de trânsito.

A ideia é utilizar uma pista de espaço reduzido que remete a situações vivenciadas no trânsito em dias comuns, inclusive com placas de sinalização, faixas de pedestres e cruzamentos e com a atuação dos agentes de trânsito. Na ocasião do lançamento do projeto, em maio do ano passado, os veículos haviam sido representados por seis bicicletas pilotadas por crianças que possuíam de 3 a 10 anos de idade e que já haviam aprendido com os agentes a respeitar as regras de trânsito. As placas de sinalização, cruzamentos e faixas de pedestres possuem tamanho reduzido, o que facilita a compreensão das crianças no que se refere à identificação dos sinais.

José Antônio Dias de Souza, que é pai de três crianças menores de 10 anos, afirma ter um prazer enorme ouvir um dos filhos falar sobre o que aprendeu através das dicas oferecidas pelo projeto. “A prefeitura e a MCtrans bateu um bolão com essa iniciativa. Agora já não temos tanto medo de deixar o nosso filho mais velhos virem sozinho da escola pois eles sabem direitinho tudo sobre os cuidados que deve tomar”, diz.

Ana Luiza Ramos, de 5 anos, era a mais animada e deu trabalho aos pais no momento de ir embora. “Queria ficar mais lá aproveitando o meu velocípede novo que ganhei de Natal e passear entre todos aqueles sinaizinhos e setinhas que vão me ensinar ser responsável quando for grande e guiar o meu próprio veículo”, afirmou a criança.

Nenhum comentário: