quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PADRE BESSA E SEU PEQUIMOVEL SE PREPARAM PARA DEIXAR MONTES CLAROS


Depois de passar por mais de 10 estados do Brasil e fora (Itália e Filipinas), o padre Bessa chegou no Norte mineiro a 4 (quarto) anos atrás. Passou 3 anos nas cidades de Engenheiro Navarro e Francisco Dumont. No ano passado o arcebispo dom José Alberto, o designou para atender as paróquias Santo Antônio (de Itacambira) e Santa Rita (Montes Claros). Agora recebeu uma nova missão do bispo: será pároco em Brasília de Minas.
Em apenas um ano em Montes Claro, padre Bessa desenvolveu uma série de trabalhos sociais nas áreas de educação, saúde, cidadania e meio ambiente. Suas Missas super lotaram a Igreja do Santa Rita todas as semanas. No começo do semestre de 2011 mobilizou várias escolas municipais passando de sala em sala com o projeto Estudante Cidadão, onde os estudantes trocavam reciclados por cupons e participavam de sorteios de muitos brindes. Em uma só escola o padre consegui u reuniu mais de 6 mil materiais entre garrafas, sacolas, plásticos, pneus e tantos outros.
Outro projeto importante era do Ecomovel. Toda semana o padre saia em seu carro Belina 1975 com um sistema de som convocando a comunidade a trocar os reciclados e materiais que juntavam água parada por material escolar. O nome do carro Ecomovel. A cada giro pelas ruas a velha Belina ficava lotada de materiais que ofendiam o meio ambiente e criatórios do mosquito da dengue.
Na Fundação Sara mostrou as crianças portadores de câncer que a alegria supera a dor, trocando sua roupa de padre por fantasia de palhaço, era
o João, o Palhaço Cidadão! “a cada encontro com as crianças era sempre motivo de alegria e eles esqueciam a dor o sofrimento” lembra a voluntária Fabiana.
Com o aumento do índice de violência dentro das escolas, o sacerdote voltou as salas de aula, dessa vez com um novo recado ao alunos e famílias: Respeito ao Professor. “Eu amo quem me ensina, por isso RESPEITO!, foi a campanha desenvolvida por ele em Montes Claros, percorrendo as escolas, de sala em sala, colhendo assinaturas de estudantes que assumiam o compromisso de respeitar mais os educadores dentro e fora da sala de aula.
Em outubro as crianças dos morrinhos tiveram um encontro especial com o João, o Palhaço Cidadão, trocaram brinquedos violentos por matérias escolares. E no natal padre Bessa, vestiu roupa de Papai Noel e subiu numa carroça pelas ruas dos bairros morrinhos e Santa Rita com a Campanha do Papai Noel Rural.
E para encerrar o ano, ele transformou o Ecomovel em Pequimovel. O PequiMóvel passou pelas ruas do bairro Santa Rita com um sistema de som convidando as famílias para recolherem todo material que estava no fundo do quintal servindo de “casa dos mosquito da Dengue”. Cada material era trocado no carro do padre por sacos de pequis – uma média de 5 pequis por material. “Aproveitamos o que temos de melhor na região – o nosso pequi – e acabamos com o que tem de pior – a Dengue” ressaltou o padre.
Agora o padre Bessa se preparara para novos desafios pastorais e missionários no norte mineiro. No dia 25 de fevereiro ele tomará posse como Pároco na cidade de Brasília de Minas. Próximo domingo, dia 12, padre Bessa celebrará suas últimas missas na Igreja Santa Rita de Montes Claros as 7 da manha e 19.30.

Nenhum comentário: