quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Segurança no trânsito Radares fixos são instalados em Montes Claros Segurança no trânsito Radares fixos são instalados em Montes Claros

Fotos Fábio Marçal
Andréia Pereira
Repórter

As avenidas Magalhães Pinto, Mestra Fininha e São Judas já contam com os radares fixos que foram instalados pela Prefeitura de Montes Claros através da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes (MCTrans). Com o objetivo de diminuir os acidentes nas vias de fluxo intenso de veículos, os radares fixos atenderão os dois sentidos, com exceção da Avenida São Judas, em que a fiscalização eletrônica fixa será apenas no sentido centro-bairro. O monitoramento no outro sentido será feito através de radar móvel. Segundo o técnico de trânsito Vandinei Batista Santos, a previsão é de que na próxima segunda-feira, dia 27, o radares fixos comecem a funcionar em caráter experimental. “Depois dessa etapa, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) fará a aferição dos radares para comprovar se os radares estão funcionando corretamente e de acordo com a lei”, explicou o técnico.


CONSCIENTIZAÇÃO – Vandinei ainda salienta que antes de começar a funcionar com a cobrança de multas, a MCTrans vai divulgar através de faixas o dia exato em que os radares fixos começarão a funcionar oficialmente. Mais um radar de limite de velocidade nos dois sentidos da Plínio Ribeiro e um radar de avanço de sinal na Avenida Sidney Chaves com Rua Ipanema serão instalados em breve.

A velocidade máxima permitida é de 60 km/h, e a multa cobrada pela infração, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, varia de R$ 53,20 a R$ 574,62, dependendo da velocidade ultrapassada. O condutor ainda pode ganhar de 3 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e ter o direito de dirigir suspenso. Com essas ações, a MCTrans pretende conscientizar os motoristas e, consequentemente, reduzir os números de acidentes nessas vias.

Nenhum comentário: