segunda-feira, 10 de maio de 2010

Saúde e Educação no combate à Dengue

FOTOS DIVULGAÇÃO
JERÚSIA ARRUDA
REPÓRTER
O mês de abril foi de muita mobilização para combater a dengue em Janaúba, com a realização do projeto “Saúde e Educação juntos contra a Dengue”. De acordo com a coordenadora municipal de Educação em Saúde, Idalice Celestina de Souza Martins, a primeira etapa do projeto envolveu vários parceiros, além da comunidade.
O projeto foi realizado, inicialmente, no dia 20 de abril, na escola municipal Rosa Mística e no Peti do bairro Isaías Pereira, reunindo a comunidade escolar, Associação dos Moradores e equipe do PSF do bairro e autoridades, e contou com apoio do comércio local. “Dividimos os alunos da escola em duas equipes que participaram de uma gincana. O objetivo foi verificar o nível de aproveitamento dos alunos em relação às atividades de prevenção à Dengue desenvolvidas durante a realização do projeto, através do cumprimento das tarefas da gincana”, conta Idalice.
Para julgar as tarefas realizadas, foram convidadas várias autoridades. “Todos se envolveram nas ações e viram de perto como as crianças estavam motivadas em contribuir no trabalho de prevenção”, observa Idalice.
De acordo com a educadora, durante o projeto, os alunos também participaram de concurso de ilustrações, coleta seletiva de recipientes criadouros do mosquito Aedes Aegypti, montagem de quebra-cabeça, apresentações de dança e exposição de objetos de decoração feitos com material reciclável. “Os participantes da gincana foram premiados e a equipe vencedora recebeu um troféu. Ao final do projeto, todos participaram do lanche comunitário com comidas típicas da região”, completa Idalice.
Segundo a educadora, a proposta da Secretaria Municipal de Saúde é dar continuidade ao projeto. “A comunidade se envolve da forma efetiva nas ações e a resposta foi tão positiva que decidimos realizar o projeto em outros bairros da cidade”, avalia.

Nenhum comentário: