terça-feira, 11 de maio de 2010

DEPOIS DE 12 ANOS, MONTES CLAROS PODE TER UMA EQUIPE NA ELITE DO FUTEBOL MINEIRO: O FUNORTE

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERTH HALLEY
REPÓRTER
Torcida montes-clarense poderá ver de novo uma equipe da cidade na primeira divisão.

A última vez que Montes Claros teve um representante no campeonato mineiro da primeira divisão foi há 12 anos, especificamente no ano de 1998, quando teve o Montes Claros Futebol Clube na disputa e naquele ano o Bicho, como era chamado, foi rebaixado.

Depois disso, nunca mais os torcedores montes-clarenses tiveram um representante na elite do futebol mineiro. Em 1999, o Ateneu chegou a ser campeão da terceira divisão, mas a equipe não teve uma seqüência, devido aos vários problemas financeiros. Tentou uma volta em 2001, mas novamente esbarrou no lado financeiro.
Em 2004, foi a vez do Montes Claros tentar uma volta na terceira divisão, mas não conseguiu se classificar e novamente desistiu de competir.
Em 2007, foi à vez do recém-criado Funorte, entrar nesta briga. No seu primeiro ano, o time não foi bem e nem se classificou para a segunda fase da competição. No ano seguinte, o tricolor universitário de Montes Claros sagra-se campeão da segunda divisão do campeonato mineiro e garante o acesso para o módulo II. Em 2009, o Formigão faz um bom campeonato e por um ponto não consegue o acesso. Este ano, o time está muito próximo da primeira divisão. Mas sabe que terá muitas dificuldades. Além de ter que vencer a Tombense, no próximo domingo, dia 16 de maio, às 16h, no estádio José Maria Melo e o Funorte, ainda precisa torcer para que o Itaúna não vença o Mamoré, em Patos de Minas, por uma diferença maior do que dois gols.
Além do Montes Claros, a cidade já teve também, em outros tempos, o Cassimiro e o Ateneu na primeira divisão do campeonato mineiro.

Nenhum comentário: