terça-feira, 27 de abril de 2010

SETOR PESQUEIRO DO NORTE DE MINAS SE FORTALECE COM AÇÕES DO MMA NO SÃO FRANCISCO

FOTOS DIVULGAÇÃO
Vilma Lopes
Repórter

sentados da e. para direita – Lúcélio, Márcio, Geraldo e Arlete
em pé: René Vilela

Aconteceu no último 20 de abril, na sede da Colônia dos Pescadores São Francisco Z21 Buritizeiro, um encontro de lideranças do setor pesqueiro de Buritizeiro, Pirapora, Ibiaí e Várzea da Palma. O evento organizado pelo presidente da colônia Geraldo dos Reis Costa, contou com a presença de René Vilela da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente-MMA, de autoridades locais, o Secretário
de Meio Ambiente Lucélio Marinho, o Secretário de Gestão ao Desenvolvimento Hugo Pires Lima, o Chefe de Gabinete Márcio Patrus, a coordenadora do Movimento Graal e Ação Solidária Arlete Almeida Silva e do fundador do Clube da Leitura de Pirapora e pescador Léo do Peixe.
O encontro avaliou os avanços do setor pesqueiro de Buritizeiro, que contou com as parcerias do Ministério do Meio Ambiente-MMA através de seu representante René Vilela e o Ministério da Pesca, na implantação da fábrica de gelo. Esse empreendimento proporcionará um desenvolvimento da atividade pesqueira, pois agora as agregações de valores aosprodutos gerados pela pesca irão promover o aumento de emprego e renda.
René Vilela confirmou a continuidade do apoio a impla ntação do programa Compra Direta em parceria com a CONAB e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O programa viabiliza a compra de produtos da pesca, da aqüicultura e da agricultura familiar, os quais podem ser doados para enti dades beneficentes existentes no próprio município como APAEs, vicentinos, orfanatos, asilos, dentre outros.
René Vilela fez um balanço positivo das ações que vem desenvolvendo, dentre elas, a recuperação de áreas degradadas e melhoria das condições ambientais do São Francisco, a implantação de consórcios intermunicipais de saneamento (estações
de tratamento de água e esgoto, aterros sanitários, capacitação de gestores municipais para a reciclagem e disposição adequada dos resíduos).
Destacou também a realização do mapeamento do passivo da mineração e do tratamento a ser dado à ele, que tanto impacta os peixes e pescadores do São Francisco.
Concluiu dizendo, sobre o apoio institucional que continuará dando a organização dos
pescadores através de ações integradas com o Ministério da Pesca, para que as colônias dos pescadores conquistem maior poder político e tenham acesso direto aos programas criados pelo governo federal, para o fortalecimento da pesca e aquicultura.


Foto/Mansur

René Vilela na reunião do Comitê da Subbacia Hidrográfica de Paracatu


No mesmo dia, Vilela abriu a reunião do Comitê da Subbacia Hidrográfica do Paracatu sediada em Buritizeiro, a convite do Secretário de Meio Ambiente Lucélio Marinho. Vilela explicou sobre o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas que levou para Buritizeiro e mais onze municípios da região da bacia do São Francisco, da ordem de R$ 34 milhões cujos trabalhos já iniciaram.
Ficou a cargo da Secretaria de Meio Ambiente de Buritizeiro, a coordenação do Programa e segundo Vilela, Buritizeiro será a Unidade de Referência em Meio Ambiente. Questionado por membros do comitê sobre a expansão do programa, para outras regiões, René Vilela concluiu: “pensar global e agir local é a nossa meta, continuarei trabalhando para que o programa se estenda a toda região norte e noroeste de minas”.

Nenhum comentário: