sexta-feira, 9 de abril de 2010

FUTSAL FEMININO DO SÓLIDO SE PREPARA PARA O JEMG

FOTOS LUÍS ALBERTO CALDEIRA
LUÍS ALBERTO CALDEIRA
REPÓRTER


Tem início na próxima segunda-feira, dia 12 de abril, os jogos da fase municipal (Montes Claros) do Minas Olímpica/JEMG – Jogos escolares de Minas Gerais, o mais importante programa esportivo e educacional do governo do estado. Neste ano, instituições de ensino de 667 municípios se inscreveram para participar. O Colégio Sólido é uma delas, e aposta com equipes de h
andebol masculino (módulo I – alunos de 12 a 14 anos, nascidos em 1996, 1997 e 1998), futsal masculino (módulo I) e futsal feminino (módulo II –15 a 17 anos). Além destas modalidades, o evento também promove na cidade disputas de basquete, vôlei e xadrez.
O destaque do Sólido é o time feminino de futsal, q
ue já nasce forte. Assim como a própria história do colégio – que, em julho de 2009, uniu os melhores professores do Norte de Minas para a implantação de curso pré-vestibular, colhendo frutos em apenas seis meses de funcionamento com a conquista dos primeiros lugares na Unimontes e vários outros aprovados nas principais universid
ades do país – as meninas do futsal do colégio também prometem resultados positivos. São 11 atletas inscritas. A maioria delas já atuava em outras equipes sob a orientação do treinador Rogério Leal, que já passou pela Unimontes, Associação Esportiva Toquinha e agora também compõe a equipe Sólido. Conhecido como “papa-títulos”, a base deste time já conquistou troféus de tradicionais competições de Montes Claros e chegou adisputar a fase estadual do JEMG em 2007. Agora, estas atletas são estudantes da 8ª série ao 3º ano do ensino médio do Colégio Sólido, onde recebem bolsa de estudos de 100% e todo o material didático necessário para as aulas.

FORMAÇÃO

A equipe de futsal feminino do Sólido é formada por: Adrielle (goleira), Rayngrid (goleira), Bianca (fixo), Ana Luiza (ala direita), Camila (ala esquerda), Gabriela (pivô), Emanuelle (pivô), Bruna (pivô), Maria Antônia (ala), Amanda (ala) e Luciana (ala).

CALENDÁRIO

Os campeões de Montes Claros serão conhecidos até o dia 20 de abril e garantirão vaga para a fase microrregional do JEMG, prevista para acontecer de 12 a 16 de maio em Bocaiuva. Minas Gerais é divida em 46 microrregiões e cada superintendência regional de ensino ligada à secretaria da educação auxilia o andamento dos jogos. Os primeiros lugares de cada modalidade levam os alunos para a terceira etapa, a regional, no período de 28 de junho a 3 de julho. Desta, os melhores seguem para a estadual, com jogos previstos para acontecer entre 9 e 14 de agosto. Nela disputam os campeões das seis regionais. Nesta fase, as escolas de Belo Horizonte participam da competição.

**
MENINAS NO FUTSAL: OPORTUNIDADE PARA ESTUDAR E VENCER PRECONCEITOS

Quem disse que futebol é só para homens? Esta ideia vem ficando para trás no país com o reconhecimento nos gramados da seleção brasileira feminina de futebol. Uma das responsáveis por colocar as cores da bandeira verde-amarela mais alto é a conhecida Marta Vieira da Silva, eleita quatro vezes como a melhor jogadora do mundo pela FIFA.

Quem também sonha em ir longe é Camila Thaís Gomes Oliveira, 15 anos, ala esquerda da equipe de futsal do Colégio Sólido.

- Futebol para mim eu vejo como uma experiência profissional. Meu objetivo é sempre me desenvolver para, no futuro, disputar grandes campeonatos – revela.

O gosto pela modalidade, segundo conta, veio de
sde criança quando acompanhava seu pai em clubes de Montes Claros.
- Comecei a jogar mesmo aos 12 anos no projeto AABB Comunidade e lá foi onde pude perceber como é bom e praticar o futsal – lembra.

Seu talento com a bola no pé já foi responsáve
l por muitos gols, mas também já foi alvo de piadas, por praticar um esporte majoritariamente jogado por homens.

- Foram várias vezes. Até hoje eu ouço, mas estou aí mostrando que mulher também sabe jogar futebol – garante.

O mesmo preconceito já foi sentido por Gabriela Santana Rocha, 16 anos, pivô do time, que prefere ignorar ou levar na brincadeira.

- Eu nunca levo para o lado pessoal. Há vários preconceitos em relação à mulher. No esporte, há algum tempo existia mais, mas o futebol feminino cresceu assim como a participação da mulher em várias outras modalidades. Hoje, a mulher está dando muito orgulho para o nosso país no futebol – ressalta.

Para Gabriela, o benefício oferecido pelo Sólido para es tudar gratuitamente e levar o nome do colégio às quadras a ajuda a realizar seu objetivo: entrar em uma faculdade.

- A bolsa que eu tenho no Colégio Sólido é uma oportunidade incrível. Muitas pessoas queriam estar no meu lugar. Principalmente para mim que tenho o objetivo não só de ganhar campeonatos, mas de passar no vestibular. É uma oportunidade única. Eu tento aproveitar o esporte para estudar, conciliando os dois, e isso exige muita responsabilidade da minha parte. Mas mesmo quando aprovada no ensino superior, não vou largar o esporte, pois não vou deixar algo que me abriu uma porta para o meu futuro – afirma.

Nenhum comentário: